sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Palestra na Chama Crioula 2009

Movimentando a programação do Acendimento da Chama Crioula no município, o historiador e Assessor de Cultura Jairo Scholl Costa, acompanhado de Regina Simões, ministrarão a palestra: “São Lourenço do Sul e a Revolução Farroupilha”. O evento acontece no Parque do Sindicato Rural, às 15h de sexta-feira (21).

O Rio Grande do Sul farroupilha não guardava suas façanhas somente nos Pampas, a Lagoa dos Patos também foi ponto estratégico para os revolucionários. Em grande parte desse período, São Lourenço foi base para os jovens marinheiros da Marinha Piratini, juntamente com Camaquã, que após ataque dos Imperiais, surpreendendo Joseph Garibaldi e seus homens, nos estaleiros daquela localidade, perdeu o posto de base de segurança.

Muitas das façanhas dos revolucionários passaram a ser traçadas na terra de todas as paisagens, especificamente na Fazenda do Sobrado, que tornou-se a mais importante base naval. O sobrado bem protegido por terra e com forte vigilância costeira era o local apropriado para os grandes lideres da revolução lapidarem seus ideais.

A Chama Crioula visita o local da revolução onde os horizontes se cruzaram, trazendo a prosperidade histórica do povo gaúcho, através da sobra e as águas calmas da Lagoa dos Patos.

Fonte: Casa de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário