quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Homenagem na Chama Crioula 2009

No dia 22 de agosto (sábado), no momento do Acendimento da Chama Crioula 2009, em São Lourenço do Sul, haverá uma encenação na Fazenda do Sobrado, relembrando importantes momentos da Trajetória Farroupilha e trazendo ao público um resgate vivo da história, com a participação dos atores do Núcleo de Artes Piratinenses e do ator Werner Schunemann. Além de Bento Gonçalves, Anita, Garibaldi, Manoela, Dona Caetana e outros personagens da Revolução.

O deslocamento da Chama será a partir de uma embarcação que vai atracar no arroio São Lourenço, onde Bento Gonçalves a levará até a Fazenda do Sobrado, o momento será também uma homenagem aos Lanceiros Negros, representados no dia por 8 pessoas que recepcionarão as autoridades e o público em geral. Os Lanceiros Negros eram escravos que lutaram em troca de liberdade, uma promessa de alforria. Os escravos formavam a base da pirâmide social e exerciam todo tipo de mão-de-obra na Província.
O mais notável acontecimento ficou conhecido como a Guerra dos Porongos, na localidade de Porongos, hoje pertencente ao Município de Pinheiro Machado. Em novembro de 1844, estavam todos em trégua. Os Lanceiros Negros de Teixeira Nunes, liderados por David Canabarro, foram atacados por forças sob o comando de Pedro de Abreu. O corpo de 100 lanceiros negros tentou resistir ao ataque, mas foram praticamente todos mortos. Num ato de heroísmo, nesse episódio tombaram os Lanceiros Negros de Teixeira. Uma das versões cogitadas para a matança dos Lanceiros Negros é a de que ela teria acontecido por combinação de Canabarro para exterminar os integrantes, com receio de que eles poderiam formar bandos após o fim da guerra, que estava próximo de acontecer.

A abolição da escravatura era uma das condições dos farroupilhas para a paz, e esta condição estava dificultando as negociações dos farrapos. A libertação dos ex-combatentes escravos traria para o Império um movimento abolicionista que destruiria a produção agrícola, que vinha sendo mantida através desta mão-de-obra desde os tempos coloniais. Parte do 1º Corpo de Lanceiros Negros participou da expedição a Laguna, ao comando de Canabarro, que teve como comandante de vanguarda o coronel Teixeira Nunes com seus Lanceiros Negros. A partida dos farroupilhas em direção ao Rio Grande do Sul contou com a presença de Teixeira Nunes, Garibaldi e Anita, sendo garantida pelos corajosos Lanceiros Negros.

O Acendimento da Chama Crioula de 2009 faz então, uma homenagem para lembrar as façanhas daqueles que também se tornaram heróis farroupilhas.

Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário