MHSLS - Museu Histórico São Lourenço do Sul



O Museu Histórico São Lourenço do Sul, conta atualmente com um expressivo número de peças e artigos históricos (móveis, louças, entre outros), totalizando 400 objetos expostos, que objetivam divulgar, difundir e expor a história das diversas etnias de São Lourenço do Sul.

Além da atividade diária de visitação do público ao museu, anualmente no mês de setembro acontece a programação da Semana dos Museus, dentro dessa programação, em parceria com o grupo Conviver é realizado o Chá da Memória. Dentre outras atividades realizadas pelo museu encontram-se exposições descentralizadas pela cidade que estimulam o aumento do número de visitantes, reuniões e cursos do Sistema Estadual de Museus, participação na Feira Municipal do Livro, entre outras atividades.

Com o intuito de fomentar as políticas relacionadas aos museus, criou-se uma parceria do Museu Histórico São Lourenço do Sul com o Museu da Imigração e o Museu Casa Hartmeister realizando uma interface de informações sobre a história de nosso município, participação conjunta em realizações de projetos e exposições em eventos.

O público visitante do museu, gira em torno de 800 pessoas por ano, estando aberto à visitação de segunda a sábado nos horários das 8h30min até às 11h30min e das 13h30min até às 16h30min, e aos finais de semana, mediante a agendamento prévio. O museu está localizado na rua XV de Novembro, nº 302.