quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Ministério do Turismo libera R$ 150 mil em patrocínio para a realização do Acendimento da Chama Crioula em São Lourenço do Sul

O Secretário do Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul, Zelmute Oliveira, confirmou hoje (06) a liberação de R$ 150 mil por parte do Ministério do Turismo para a realização do Acendimento da Chama Crioula 2009, que este ano acontecerá em São Lourenço do Sul, no dia 22 de agosto. Segundo o secretário, o recurso será fundamental para a qualificação do evento, através da contratação de serviços de infraestrutura e atrações como arquibancadas, palcos e shows. “Este apoio do Ministério é importante para que possamos realizar uma festividade à altura das tradições do Rio Grande do Sul”, disse. “Este será o maior Acendimento da Chama Crioula de todos os tempos.”

Segundo Zelmute Oliveira, o pleito da Prefeitura de São Lourenço do Sul na liberação do recurso contou com o apoio do deputado federal Henrique Fontana. “A dedicação do deputado foi decisiva para a confirmação do apoio do Governo Federal”, disse. Fontana elogiou a iniciativa e o empenho da Prefeitura no desenvolvimento do projeto. Para ele, o acendimento da Chama Crioula representa parte da alma gaúcha que eterniza os feitos dos ideais farroupilhas. “Olhar para as comemorações que se iniciam no dia 22, é sempre observar as lições que nos deixaram”, destacou. “Importante que São Lourenço esteja no centro desse cenário, pois a história também começou por ali, e queremos partilhar com o Município, com o Estado, a alegria de estar irmanados nessas festividades.”

O ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA 2009 EM SÃO LOURENÇO DO SUL - O palco principal do evento será a Fazenda do Sobrado, referência histórica na Revolução Farroupilha (1835-1845). O ator Werner Schünemann, gaúcho que teve papel destacado na minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, exibida pela Rede Globo em 2003, participará de encenação, que incluirá no roteiro a condução da centelha a partir de embarcação que atracará no Arroio São Lourenço e deslocamento em cavalgada até a Fazenda do Sobrado, onde acontecerá o ato principal da festividade. Já o Núcleo de Arte Piratinenses (NAP) participará com personagens caracterizados com vestimentas de época.

Mais informações podem ser obtidas nos sites http://www.saolourencodosul.rs.gov.br/, http://www.costadoce.com.br/, ou pelos telefone (53) 3251-9519.

AGENDA

20 de agosto – Recepção, credenciamento e acampamento - Parque do Sindicato Rural (São Lourenço do Sul)
21 de agosto - 15h - Painel de Resgate Histórico com Regina Simões e Jairo Scholl - “São Lourenço do Sul e a Revolução Farroupilha”
22 de agosto - 10h - Solenidade de Acendimento da 62ª Chama Crioula na Fazenda do Sobrado; 12h30 - Translado e desfile da Chama Crioula com as Delegações Campeiras; 13h - Chegada da Chama Crioula ao CTG Sepé Tiaraju e Inauguração de monumento alusivo ao evento.

Fonte: Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio de São Lourenço do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário