O presidente da Comissão Organizadora dos festejos e secretário do Turismo, Indústria e Comércio, Zelmute Oliveira, disse que a Prefeitura e a comunidade de São Lourenço do Sul marcaram uma posição de vanguarda ao empenharem suas forças em um evento diferente, autêntico e que valorizou a cultura e a história local. Para ele, a decisão da Comissão em realizar o evento ao ar livre, com a interpretação de personagens reais ficará como uma marca. “Por alguns momentos, durante a encenação, conseguimos nos transportar no tempo, com a participação de heróis e com a homenagem aos lanceiros negros”, disse. “Essa espontaneidade é um elemento absolutamente motivador e estimulante na consolidação de um destino turístico diferenciado. Concretiza a expectativa de uma vivência única, singular e que não acontecerá novamente.”
Para o líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana, o evento marcou, mais uma vez, a competência que São Lourenço do Sul tem na elaboração e execução de acontecimentos que enaltecem questões históricas e turísticas. “Mais uma vez este Município surpreende a todos com um evento extraordinário, trazendo aos visitantes e a comunidade um resgate cultural de uma trajetória que marca a maior conquista do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha”, disse.
A CERIMÔNIA - Às 9h da manhã o local da cerimônia, a Fazenda do Sobrado, já estava lotado de visitantes. O evento começou pontualmente às 10h, com a execução do Hino Nacional pela Banda Musical Municipal Luis Carlos Colvara. A encenação se iniciou com os lanceiros negros saudando o público. Logo após a parte cênica, o Patrono da Semana Farroupilha 2009, Telmo de Lima Freitas, falou ao público sobre a importância de se confiar nos jovens e assegurar que eles mantenham as tradições. “Que eles acreditem no que estamos semeando e que representem nosso Rio Grande com respeito e tradição”, disse. Na oportunidade foi descerrada placa alusiva ao Acendimento da Chama 2009, que ficará na Fazenda do Sobrado. Após o acendimento da Chama Crioula, os cavalarianos das 30 regiões tradicionalistas representadas, seguiram em direção ao CTG Sepé Tiaraju, local em que a Chama ficará até o dia 20 de setembro para a distribuição da centelha.
Fonte: COMUNICAR BRASIL – ASSESSORIA DE IMPRENSA
Charles Furtado Viela – (MTB 9780)
Colaboraram: Angela Vargas (MTB 11.374), Kelly Barbosa e Priscila Farina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário