segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Emoção no Acendimento da Chama Crioula 2009

Um acendimento da Chama Crioula que ficará na história. Milhares de espectadores participaram manhã de sábado (22) de uma viagem por algumas das passagens mais importantes da Revolução Farroupilha (1835-1845). Com uma grande encenação, atores encarnaram personagens ícones da história gaúcha, como general Bento Gonçalves, Teixeira Nunes e os lanceiros negros. Cerca de 1,3 mil cavalarianos se deslocaram às 8h30 do Sindicato Rural, local onde estavam acampados desde sexta-feira (21), e rumaram ao Arroio São Lourenço para apanhar a centelha Chama vinda numa embarcação.

De lá, o símbolo do evento foi levado pelos heróis farroupilhas até a Fazenda do Sobrado. Um público de mais de cinco mil pessoas assistia emocionado a cada momento. Participaram da cerimônia de abertura, os secretários estaduais da Cultura, Mônica Leal – que representou a governadora Yeda Crusius –; do Turismo, Esporte e Lazer, Heitor Gularte; e os deputados federais Henrique Fontana, Fernando Marroni e Pompeo de Matos, além de dezenas de prefeitos e secretários municipais de todo o Estado. O Acendimento da Chama Crioula 2009 teve o patrocínio do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e do Governo do Estado, através da Setur.


O prefeito José Nunes disse que cabe a todos os gaúchos, e especialmente aos agentes políticos do Estado, contribuir para que a história e a tradição do Rio Grande do Sul sejam preservadas, especialmente o momento do acendimento da chama crioula. “Essa data dialoga com o jeito que encaramos a vida, com a forma que superamos as dificuldades, com a determinação do gaúcho”, disse. “Não somos melhores do que ninguém, mas temos muito orgulho do que somos e da nossa história.” O prefeito ainda destacou o zelo da família Serpa na conservação do Sobrado e parabenizou a atuação dos atores e figurantes na encenação. “Em São Lourenço do Sul temos um compromisso com a história e a cultura desse Estado. Temos o Reponte, festivais de poesia e, nesse momento, temos a honra de fazer o Acendimento da Chama Crioula, algo que toca tanto no coração dos gaúchos e gaúchas.”

O presidente da Comissão Organizadora dos festejos e secretário do Turismo, Indústria e Comércio, Zelmute Oliveira, disse que a Prefeitura e a comunidade de São Lourenço do Sul marcaram uma posição de vanguarda ao empenharem suas forças em um evento diferente, autêntico e que valorizou a cultura e a história local. Para ele, a decisão da Comissão em realizar o evento ao ar livre, com a interpretação de personagens reais ficará como uma marca. “Por alguns momentos, durante a encenação, conseguimos nos transportar no tempo, com a participação de heróis e com a homenagem aos lanceiros negros”, disse. “Essa espontaneidade é um elemento absolutamente motivador e estimulante na consolidação de um destino turístico diferenciado. Concretiza a expectativa de uma vivência única, singular e que não acontecerá novamente.”

Para o líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana, o evento marcou, mais uma vez, a competência que São Lourenço do Sul tem na elaboração e execução de acontecimentos que enaltecem questões históricas e turísticas. “Mais uma vez este Município surpreende a todos com um evento extraordinário, trazendo aos visitantes e a comunidade um resgate cultural de uma trajetória que marca a maior conquista do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha”, disse.

A CERIMÔNIA - Às 9h da manhã o local da cerimônia, a Fazenda do Sobrado, já estava lotado de visitantes. O evento começou pontualmente às 10h, com a execução do Hino Nacional pela Banda Musical Municipal Luis Carlos Colvara. A encenação se iniciou com os lanceiros negros saudando o público. Logo após a parte cênica, o Patrono da Semana Farroupilha 2009, Telmo de Lima Freitas, falou ao público sobre a importância de se confiar nos jovens e assegurar que eles mantenham as tradições. “Que eles acreditem no que estamos semeando e que representem nosso Rio Grande com respeito e tradição”, disse. Na oportunidade foi descerrada placa alusiva ao Acendimento da Chama 2009, que ficará na Fazenda do Sobrado. Após o acendimento da Chama Crioula, os cavalarianos das 30 regiões tradicionalistas representadas, seguiram em direção ao CTG Sepé Tiaraju, local em que a Chama ficará até o dia 20 de setembro para a distribuição da centelha.

Fonte: COMUNICAR BRASIL – ASSESSORIA DE IMPRENSA
Charles Furtado Viela – (MTB 9780)
Colaboraram: Angela Vargas (MTB 11.374), Kelly Barbosa e Priscila Farina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário