terça-feira, 20 de março de 2012

Biblioteca Pública Municipal

Indicação Especial

Como no Céu / Livro de Visitas – CARPINEJAR

 

A obra do premiado poeta gaúcho Fabrício Carpinejar, é uma combinação de dois trabalhos independentes: Como no céu e Livro de visitas. O primeiro é solar; o segundo, escuro. Enquanto Como no céu acontece de um lado, Livro de Visitas ocorre do outro e será lido de trás para diante, do fim ao início. Publicados em um único volume, sem contracapa, os livros tratam de uma mesma história - o cotidiano de uma relação a dois - com finais diferentes. Sutilezas no decorrer das histórias definem e alteram o destino do par de personagens.
Em Como no céu, a paciência amorosa conseguiu superar os problemas causados pela intimidade e pela rotina, já em Livro de visitas o tempo passou por cima do casal e deixou um incontrolável rastro de destruição. Por meio de sua poesia fluente, Carpinejar reflete sobre as duas faces de uma só moeda - o amor.

É exatamente nesse conflito que a obra vai encontrar a sua força: os poemas de Como no céu (título que conclui a oração do Pai Nosso: "Assim na terra...") completam e confrontam os de Livro de visitas. No primeiro ainda há luz, esperança, humor e diálogo presentes na vida dos protagonistas. Porém, no segundo, tudo está coberto por sombras, rugas, sarcasmo e egoísmo. Carpinejar tece o que chama de "crônica lírica de costumes" ou "novela em versos dos hábitos e vícios da convivência".
 
Nas palavras do autor, é uma obra bipolar: de um lado está a vontade de vencer e de acertar; de outro, o medo de perder e de errar. E, afinal, é sobre essa dualidade que se sustenta o desejo.

Fabrício Carpinejar vem sendo aclamado por escritores do porte de Carlos Heitor Cony, Ignácio de Loyola Brandão e Antonio Skármeta como um dos principais nomes da poesia contemporânea. Carpinejar afirma: "o que me leva a escrever poesia é o mesmo que me perguntar o que me leva a viver ou a amar. Minha maior inspiração é tudo o que ainda não foi escrito".

O livro duplo Como no céu /Livro de visitas é uma prova dessa relevância e originalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário