domingo, 11 de março de 2012

28º Reponte celebra a solidariedade ao som do melhor da cultura nativista do Estado



      A segunda noite do 28º Reponte da Canção foi marcada pelas homenagens aos Prefeitos que demonstraram solidariedade no momento mais difícil já enfrentado pela comunidade lourenciana. Há exatamente um ano, as águas de março invadiram as casas e ocasionaram inúmeras perdas. No entanto, a solidariedade prevaleceu e voluntários de todas as regiões do Estado contribuíram para a recuperação do município, que neste sábado (10), celebrou a superação.

      O Prefeito Municipal José Nunes salientou o significado do gesto dos prefeitos da região, que deixaram de lado formalidades e burocracia e imediatamente colocaram o seu maquinário a disposição. “Esta homenagem representa a gratidão de toda a comunidade lourenciana ao auxílio prestado.” – declarou José Nunes.


      Em seguida subiram ao palco nove concorrentes ao 28º Reponte. Na linha campeira foram apresentadas “Brinquedos”, “De Cantar Pra o Coração” e “Tino e Cuidado”. Já na linha livre as concorrentes da noite foram “Minha Árvore e Eu”, “Saberás de Mim”, “Se a Mata Morre” e “Juvêncio Soldado”. Também foram apresentadas as composições classificadas através do 20º Pérola Em Canto “Piqueteiro Por Vontade” na linha campeira e “Menino João Pescador” na linha livre.


      Nascido em Piratini, Cristiano Quevedo realizou o show de abertura. O músico que já percorreu o Brasil e o exterior apresentando seu trabalho envolveu o público que cantou junto os seus maiores sucessos. O Grupo Querência se apresentou na praça de alimentação.


      Com os clássicos “Tocando Em Frente”, “Romaria”, “Amanheceu, Peguei a Viola”, “Cuitelinho” em seu conhecido repertório, a atração mais esperada da segunda noite de festival foi o cantor e compositor Renato Teixeira. O músico subiu ao palco acompanhado de seus filhos Chico Teixeira e João Lavras. Também compõem sua banda o baterista Dudu Portes, que já tocou com Elis Regina e Márcio Werneck.

      Também aconteceu no sábado a votação que decidirá os jurados da 29ª edição do evento. O público decidiu entre quatro grupos que julgarão as composições que concorrerão na linha livre e quatro grupos na linha campeira. Cada grupo é composto por um poeta ou compositor, um musicista e um intérprete. O resultado será divulgado no domingo (11).

      Os Fagundes realizarão o show que antecede a premiação das concorrentes do 28º Reponte, na noite de domingo (11). Serão entregues os troféus ao 1º e 2º lugar, assim como a composição mais popular nas linhas campeira e livre. A comissão julgadora também escolherá o melhor instrumentista do festival, melhor intérprete do festival, melhor poesia (campeira e livre), melhor arranjo instrumental, melhor melodia, melhor tema litorâneo e melhor tema ambiental.


Fonte: DECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário