quarta-feira, 3 de março de 2010

I Pré-Conferência Nacional Setorial de Museus e Memórias

O Rio de Janeiro foi a cidade que sediou de 26 a 28 de fevereiro de 2010, a I Pré-Conferência Nacional Setorial de Museus e Memórias, ocorrida no país e organizada pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, para fomento da articulação de estratégias e ações do campo museológico e de memórias sociais e culturais, que serão integradas ao Plano Nacional de Cultural na II Conferência Nacional de Cultura que ocorrerá de 11 a 14 de março de 2010 em Brasília/DF.
A Pré Conferência reuniu 3 representantes da sociedade civil e 1 um representante do estado, por cada unidade da federação, convidados e observadores do evento no Hotel Windsour Guanabara, onde os temas seguiu a sistemática proposta para a II Conferência Nacional de Cultural, divida por eixos temáticos: Eixo I - Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Eixo II - Cultura, Cidade e Cidadania, Eixo III - Cultura e Desenvolvimento Sustentável, Eixo IV – Cultura e Economia Criativa, Eixo V – Gestão e Institucionalidade da Cultura.
O RS foi representando por Simone Flores Monteiro – Coordenadora do Sistema Estadual de Museus (Representante do Estado), Marlise Giovanaz - Professora Curso Museologia UFRGS, Nóris Leal - Professora Curso Museologia UFPL e Coordenadora da 7° Região do SEM/RS, Alice Bemvenuti - Diretora Museu do Trem em São Leopoldo (Representantes da Sociedade Civil) e Joel Santana – Assessor de Memória e Patrimônio da Casa de Cultura da Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul (Convidado).
Dentro da programação da Conferência de Museus e Memórias estava a escolha de 10 delegados representantes da área para a Conferência Nacional de Cultural e 3 indicações para escolha do Ministro da Cultura, de 1 membro do CNPC – Conselho Nacional de Políticas Culturais, órgão formulador da políticas de cultura do país. O RS elegeu 1 delagada para a II Conferência Nacional de Cultura (Alice Bemvenuti - Diretora Museu do Trem em São Leopoldo (Representantes da Sociedade Civil)). O convidado, Joel Santana (Assessor de Memória e Patrimônio) coordenou a mesa de ações e estratégias do debate da Região Norte do Setor Museológivo do país.
A representação gaúcha reforçou a atuação do estado frente ao debate museológico, comprovando o pioneirismo e a liderança do estado como o maior número de museus cadastrados no Sistema Brasileiro de Museus.

*Na Foto a Delegação Gaúcha com a Direção do IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus

Fonte: MHSLS - Museu Histórico São Lourenço do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget