sexta-feira, 18 de maio de 2012

18 de maio, dia mundial do museu

          Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham
corpo através de imagens, cores, sons e formas. Eles são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes”, essa é a bela definição que o Sistema Brasileiro de Museus dá para essas casas mágicas.

          E hoje, 18 de maio, é comemorado o Dia Mundial do Museu. A data foi instituída pelo Comitê Internacional de
Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus.

          Afinal, são os museus os responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade. Através dos anos, preservam os objetos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua existência histórica. Visitar um museu é, portanto, voltar no tempo, aprender nossa história e valorizar o conhecimento humano.
          Quando entramos em um museu, não estamos, ao contrário do que muitos pensam ou dizem, entrando em um espaço de coisa velha . Estamos, isto sim, adentrando em uma verdadeira máquina do tempo, a nos proporcionar uma viagem pelos séculos de um mundo e de uma humanidade, que sequer sonhávamos existir, porque sequer existíamos. Isto porque tudo o que pode ser visto nos museus representa, na verdade, as riquezas naturais e culturais do mundo.
          E não precisamos ir muito longe para termos acesso a este resgate histórico nossa cidade é contemplada com três maravilhosos museus. O Museu Histórico de São Lourenço do Sul, A Casa Hartmeister em Bom Jesus e o ICECI-Casa da Imigração da Coxilha do Barão.
          A Coordenadoria de Cultura, através do Museu Histórico de São Lourenço do Sul, relembra esta importante data, saudando a todos os museus pelo seu trabalho na preservação histórica e cultural do seu povo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário