segunda-feira, 30 de abril de 2012

Biblioteca Pública Municipal – Indicação de Leitura


Concerto Campestre

Luiz Antonio de Assis Brasil

  Uma orquestra formada por índios e agregados rompe de uma estância do Rio Grande do Sul e de todas as propriedades da vizinhança. O período é de paz na província, depois da Guerra dos Farrapos e antes da Revolução Federalista. Homem de pouca cultura, o Major Eleutério descobre na música um instrumento não só de deleite pessoal, mas também de distinção social, já que começa a receber visitantes de toda a região interessados em ouvir a orquestra que ele montou com a ajuda de um maestro, mulato, importado de Minas. Inebriado por sua caixa de música particular, o Major não percebe o envolvimento de sua filha, ainda quase menina, com o maestro. Quando descobre, a reação do Major é violenta e passional, como era passional seu interesse pela música.

  Narrado com maestria e a suavidade de uma valsa que ecoa pela vastidão deserta do pampa, este Concerto Campestre arrebata o leitor com um enredo fascinante, que envolve violência, paixão, preconceitos e culmina num final emocionante, digno de uma grande história.


   Luiz Antonio de Assis Brasil nasceu em Porto Alegre em 1945. Escreveu – entre outros livros – A prole do Corvo, Bacia das Almas, Manhã Transfigurada, O homem Amoroso, Cães da Província e Videiras de Cristal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário