quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

MUSEU HISTÓRICO DE SÃO LOURENÇO DO SUL

   

    O Museu Histórico de São Lourenço do Sul instalado junto ao prédio da Coordenadoria de Cultura, á rua XV de Novembro n° 302, na cidade de São Lourenço do Sul, teve a sua inauguração assinalada junto á criação do Centro de Cultura Lourenciana, em 1984, ano de comemoração do centenário da cidade.
    O objetivo de sua criação foi de preservar as tradições culturais, formadoras da cultura e sociedade lourencianas. O escopo central do museu se encontra, portanto, na valorização da identidade cultural, destacando o caráter multiétnico presente na cidade.
    O seu acervo oferece olhares sobre diferentes aspectos da história do município, sendo composto por objetos de cunho histórico, antropológico e etnográfico, etc.






    O ano de 2012 marca uma nova fase no Museu, com a remodelação do espaço expositivo e a criação da Reserva Técnica, local onde ficam armazenados corretamente, os objetos que não estão em exposição.
   Na exposição de longa duração foram criados núcleos temáticos que facilitam a compreensão do discurso. Além disso, foi possibilitada a realização de exposições de curta duração, visando dar visibilidade a outras temáticas.

                                                            O ARQUIVO

    Localizado junto ao Museu, está o Arquivo Histórico Municipal. Com documentos das oficiais da antiga Intendência Municipal, atas de votação e diversos documentos localizados cronologicamente entre o final do século XIX e início do século XX. Além de contar com um expressivo número de fotografias que contam a história visual do município de São Lourenço do Sul. Dentre os documentos existentes no Arquivo Histórico, temos por exemplo, a Carta de Título pela qual o senhor Manoel Marques de Souza concede terras localizadas na Serra dos Tapes á Manoel Gomes de Azevedo, datada de 1820.



                                                                      O PRÉDIO

    Localizado no prédio projetado pelo engenheiro alemão Carlos Othon Knüpplen em 1919.
    Em estilo neoclássico, recebeu de seu construtor o nome de Solar Bella Vista em virtude de sua excelente localização e a vista de praticamente toda cidade e parte da Lagoa dos Patos.
    Ao longo dos anos, o prédio abrigou a Intendência Municipal, a delegacia de Policía, a Cadeia Pública e um hospital a cargo do médico Gustav Holl. Atualmente o prédio abriga além do Museu, Coordenadoria de Cultura, Biblioteca Pública Municipal, o Arquivo Histórico Municipal.



Museu Histórico Municipal de São Lourenço do Sul
 Horário de Funcionamento: (janeiro/fevereiro 2013)
Segunda á sexta-feira das 08h ás 14h
Aos finais de semana mediante prévio agendamento de grupos
Rua XV de Novembro nº 302 centro São Lourenço do Sul/ RS
Contato: (53) 3251- 9573. (53) 3251- 9581
Http://www.culturasls.blogspot.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário