sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Programação da 32ª Feira do Livro

Intercâmbio traz escola de Pomerode à São Lourenço

Num intercâmbio com a E. M. E. F. Martinho Lutero, os alunos do 9º ano da Escola de Educação Básica Prof. Vidal Ferreira, da cidade de Pomerode, estiveram visitando nosso município, desde o dia 25 de outubro, data em que chegaram em São Lourenço e foram recepcionados na escola Martinho Lutero. No dia 26, participaram de uma visitação à escola e à comunidade, e no dia 27, participaram de uma guia pelo Caminho Pomerano, e logo após, almoçaram na sede do G. D. F. A. Sonnenschein, onde a Coordenadoria de Cultura esteve presente com uma exposição sobre o Sesquicentenário da Colonização Alemã-Pomerana em São Lourenço do Sul.

Troca-troca de Livros com "LITERAS"

A ação de Troca-Troca de livros é fundamental para a construção do LEITOR. Livros grandes ou pequenos, com ilustração ou não, informativo ou de ficção, não importa, o que vale é a iniciativa de fomentar a leitura. O ato de levar para casa algo escolhido por si mesmo, para ler num momento determinado, por sua própria vontade, no lugar em que quiser e não ser cobrado por esse prazer, é particular, ninguém jamais lhe poderá roubar...

O hábito de leitura deve ser iniciado na infância. É preciso que a família e os educadores tenham consciência de que a leitura é fundamental para a construção da personalidade da criança. Partindo deste principio fundamental a Biblioteca Pública Municipal, através da Coordenadoria de Cultura/Prefeitura Municipal, criou o projeto “LITERAS – TROCA-TROCA DE LIVROS”, tendo sido lançando na 31ª Feira do Livro, o qual consiste em trocar livros novos por usados, tendo como moeda corrente simbólica a LITERA (letra em grego), equivalente ao Real.

Devido o grande sucesso que foi no lançamento, as “LITERAS” retornam na 32ª Feira do Livro, que inicia na próxima quarta-feira (02) e se estenderá até o domingo (06). As pessoas que quiserem participar poderão comprar na feira gibis e livros infantojuvenis e trocar no ponto de troca por livros e ou coleções usados, os quais terão um determinado valor simbólico, incentivando assim a movimentação da feira e a renovação do acervo infantojuvenil, proporcionando a estimulação do hábito da leitura.

A importância da família no incentivo à leitura

Os pais, como educadores, devem se preocupar com o fato de que as crianças estão cada dia menos acostumadas a ler, já que estas serão os adultos de amanhã. Sabe-se que uma pessoa que não cultiva o ato da leitura, adquire menos cultura e, com isso, tem maior dificuldade em se socializar e, futuramente, ingressar na vida profissional.

O interesse e o hábito pela leitura devem ser estimulados primeiramente pela mãe quando o bebê ainda está em seu ventre, é a partir daí que inicia todo o processo de leitura, pois o bebê sente e escuta a voz da mãe. Uma mamãe que conversa carinhosamente com ele, que a cada dia vai fazendo para o seu filho a leitura do mundo, do mundo que está pronto esperando somente por sua chegada.

Baseado nisso, a Biblioteca Pública Municipal, através da Coordenadoria de Cultura - Prefeitura Municipal de São Lourenço do Sul, estarão premiando os “Leitores Destaque” nas categorias Infantojuvenil e Adulto e as “Famílias Destaque em Leitura” do ano de 2011, dentro da programação da 32ª Feira do Livro - “Renovar O Passado Para Valorizar Presente”, que acontecerá nos dias 2 a 6 novembro, na Praça Central, tendo como Patrono Dr. Edilberto Luiz Hammes.

Grande público prestigiou o 35º Concurso de Corais Mistos


No último domingo (23) de outubro foi realizado o 35° Concurso de Corais Mistos, no Salão da Comunidade Evangélica Bom Jesus II, tendo como anfitrião o Coral Misto Concórdia, a realização do evento foi da AUCA. Participaram do concurso oito Corais e o resultado final foi o seguinte: Canto Livre: 1 ° Lugar: Feliz 246,6 pontos, 2º Lugar: Boa União 246,1 pontos, 3º Lugar: Sempre Unidos 244,7 pontos e 4° Lugar: Luz da Vida 243,3 pontos.
Canto Oficial: 1° Lugar: Sempre Alegre 247,1 pontos, 2° Lugar: Vida Nova 246,6 pontos, 3° Lugar: Concórdia 246,3 pontos e 4° Lugar: São João: 244,7 pontos.
A festa foi um sucesso de público e contou com a presença do Prefeito Municipal José Sidney Nunes de Almeida, Vice-Prefeito Daniel Raupp Martins, Vereadores Amilton Strelow, Rudinei Härter e Anete Peglow da Silveira, além da corte da AUCA.

Fonte: Assessoria AUCA

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

2ª Noite Cultural, Talentos do Funcionalismo Público é sucesso na noite de terça-feira


A noite de ontem foi marcada pela celebração da 2ª Noite Cultural “Talentos do Funcionalismo Público”. O evento, em comemoração ao dia do servidor público, promovido pela Prefeitura Municipal, contou com diversas apresentações artísticas, entre as quais o teatro “Uma História de Bruxa”, das professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico; Flávio Souza (SMSBES), com a participação de Jéssica Souza, Pierre Souza, Jopsé Luis Soares, João Paulo Specht e Valdemar Vieira (DECOM); o grupo “Fazendo Arte”, composto por Everaldo Mallmann (SMF), Luciano Moraes da Silva (DTIF), Danilo Ribeiro Rickes (DTIF) e Eduardo da Rosa Pereira (SMOU); Banda Verve formada pelo professor de música Danilo Kuhn (SMECD), com a participação de Franklin Hellwig, Emanuel Murialdo, Jonathan Lüdtke e Ilton Ornelas; Kadinho Freitas (SMECD), juntamente Oberdan Wasckow (Coordenadoria de Cultura) e Alexander Lacerda (SMTIC e BMMLCC); show com Osvaldo Miranda (SMOU) com a participação de Eduardo dos Santos Miranda e José Luis Soares.
A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Cultura, agradece a todos que prestigiaram o talento dos funcionários e participaram para que realização da 2ª Noite Cultural “Talentos do Funcionalismo Público” fosse um sucesso.


Fonte: DECOM

Confira a programação da 32ª Feira do Livro

32ª Feira do Livro

Tema: “Renovar o Passado para valorizar o Presente”

Patrono: Dr. Edilberto Luiz Hammes

Na próxima quarta-feira (02) inicia a 32ª Feira Municipal do Livro, que se estenderá até o domingo (06), com uma extensa programação de atividades voltadas para o fomento a leitura e à difusão de ideias, culturas e conhecimentos, que buscam recordar os primórdios de nossa história nos meios atuais, como diz o tema deste ano.
Entre as atrações estão diversas palestras, oficinas, shows e apresentações artísticas, destacando as primeiras edições do Sarau da Poesia e Jovens Talentos Lourencianos, e também as atividades paralelas, como os estandes com os livreiros, Troca-Troca de Livros com as "Literas" e mateada.

Confira a programação completa:

terça-feira, 25 de outubro de 2011

1º Sarau da Poesia

A Coordenadoria Municipal de Cultura, juntamente com o Centro dos Escritores Lourencianos, organiza o 1º Sarau da Poesia, que ocorrerá durante a 32ª Feira do Livro, no dia 02 de novembro a partir das 18h e 30min. Declamadores, poetas e demais interessados, as inscrições serão feitas no local, com entrega de certificado aos participantes.

32ª Feira do Livro – Renovar o passado para valorizar o presente!
De 02 a 06 de novembro, na Praça Central.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

2ª Noite Cultural acontece amanhã

Acontece nesta terça-feira (25), a partir das 20h, a 2ª Noite Cultural – Talentos do Funcionalismo Público, no Espaço Municipal de Cultura, que contará com diversas apresentações, que irão mostrar o talento dos funcionários públicos de São Lourenço do Sul. Algumas atrações já confirmadas: o teatro “Uma História de Bruxa”, das professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Mundo Mágico; Flávio Souza (SMSBES), com a participação de Jéssica Souza e Valdemar Vieira (DECOM); o grupo “Fazendo Arte”, composto por Everaldo Mallmann (SMF), Luciano Moraes da Silva (DTIF), Danilo Ribeiro Rickes (DTIF) e Eduardo da Rosa Pereira (SMOU); Banda Verve formada pelo professor de música Danilo Kuhn (SMECD), com a participação de Franklin Hellwig, Emanuel Murialdo, Jonathan Lüdtke e Ilton Ornelas; Kadinho Freitas (SMECD), juntamente Oberdan Wasckow (Coord. De Cultura); show com Osvaldo Miranda (SMOU) com a participação de Eduardo dos Santos Miranda, e a apresentação de Ricardo de Lima Ramires (Coord. de Cultura).

A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Cultura, convida a todos para prestigiarem o talento de nossos funcionários. Convide sua família, traga a cuia e a térmica e aproveite também a mateada com a erva-mate Madrugada!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Entrevista com Patrono da 32ª Feira Municipal do Livro

   Entrevistamos o Patrono da 32ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul, Edilberto Luz Hammes que relatou um pouco da sua relação com a literatura, falou sobre sua obra literaria "Radiografia de um Município", e da sensação de ser o patrono da Feira Municipal do Livro. Confira:

1) Quando foi o seu primeiro contato com a literatura?

Naturalmente, tudo começou quando aprendi a ler e a escrever na Escola São Francisco de Assis, em Pelotas, um fantástico colégio de freiras que praticava todo o rigor exigido no ensino daquela época, no ano de 1949, quando eu tinha 6 anos de idade. Mas o primeiro contato com um livro não escolar, que me interessou de fato, aconteceu no dia em que completava meus exatos dez anos de vida, em 19 de agosto de 1952, quando recebi de minha pequena família (meus pais e o irmão mais velho) a maravilhosa história "Nas terras do Rei Café", de autoria de Francisco Marins e editado pelas Edições Melhoramentos.que contava uma aventura infanto-juvenil num sítio que nunca mais esqueci o nome: "Taquara-Póca". Exatos cinco anos depois, quando completava 15 anos, recebi de um amigo de infância um romance, próprio para adolescentes, "A Viagem de Walter Klinger" escrito por um sacerdote jesuíta de nome Franz Weiser que me fez tomar gosto por (futuras, já que a situação financeira de nossa família não permitia) viagens ao redor do mundo. Ainda guardo esses dois livros, com grande satisfação e alegria.

2) Quais as suas expectativas para a 32ª Feira Municipal do Livro?

Torço para que tudo dê certo e que muita gente compareça. A Feira do Livro é a oportunidade que se têm de comprar, com desconto, livros dentro do tema que nos interessa. É uma pena que os livros, normalmente, sejam tão caros. O papel, normalmente importado, a editoria, a impressão, enfim, torna o livro caro. Mas vejo que tanta gente gasta com outras coisas supérfluas, sempre, e durante todo o ano... Acho que os pais, em vez de dar brinquedos para os filhos, deveriam dar-lhes livros, estimulando-os assim a ler e, principalmente, a conhecer cada vez mais. O conhecimento das coisas do mundo é cultura. E uma pessoa culta tem muito mais facilidade de vencer na vida, conseguindo os melhores empregos, melhores salários e profissões dignas. E tudo começa com a leitura de livros na infância e na juventude! O conhecimento da cultura geral facilita sempre a ascenção pessoal. Portanto, convoco a população lourenciana a comparecer à nossa Feira do Livro. Nela existe opção para todos os gostos e para todos os bolsos...

3) Qual é a sensação de ser mais uma vez homenageado, agora como patrono da Feira do Livro?

As homenagens, sempre, são sinais de reconhecimento. Se existem homenagens, é sinal de que o escolhido fez alguma coisa e foi reconhecido por isso. O fato de ficar recluso durante praticamente dezessete anos (quinze para pesquisar, escrever e formatar e mais dois na expectativa de ver publicado) dedicado a uma obra que objetivava resgatar várias facetas históricas que poderiam ser esquecidas no futuro se não fossem escritas na nossa geração, foi o motivo, creio, de ter sido escolhido o Patrono deste ano. O que, aliás, muito me orgulha e me deixa feliz, especialmente por ter sido reconhecido um trabalho literário genuinamente lourenciano.

4) Qual a importância da Leitura para você?

Eu me acostumei de tal forma com a leitura que não consigo dormir à noite se não ler alguma coisa. E, se tiver qualquer horinha vaga durante o dia, estou sempre procurando alguma coisa para ler. Um dos maiores estímulos para isso recebi do dr. Moacyr Victorino Jardim, magnífico professor da cadeira de Anatomia, na Faculdade de Medicina da Universidade Católica de Pelotas, quando, em aula, no ano de 1964 ele disse: "leiam, leiam sempre; lendo, vocês estarão sempre aprendendo; leiam mesmo quando forem ao banheiro...". Nunca mais esqueci o que ele falou e continuo praticando aquele ensinamento até hoje...

5) O que o Senhor acha que deve ser feito para atrair novamente os jovens ao prazer da leitura?

Sabem? Eu fui muito pobre quando criança e jovem. Hoje, não posso dizer que estou rico (embora me considere milionário espiritualmente) mas vivo com conforto. Sabem porque? Segui os conselhos de meus saudosos e queridos pais que sempre me orientaram no sentido de estudar e que não fosse como eles, pobres. Isso era o sonho deles e foi o que aconteceu. Os livros, o estudo, o conhecimento de tudo o que nos rodeia, me conduziram a uma vida melhor. Portanto, o que posso aconselhar aos jovens? Gostaria que todos, todos mesmos, principalmente os pobres, lessem, estudassem, manuseassem livros, que são os nossos grandes mestres. Eles os ajudarão a vencer obstáculos e ter uma vida melhor!

6) O que inspirou você a escrever o livro Radiografia de um Município – Das origens ao ano 2000?

Foi uma soma simples: a falta de livros à venda que falassem sobre o meu município natal, mais o material que eu havia acumulado sobre ele. Outro fator, também, que pesou muito, foi o tempo, que passa rápido demais! As gerações sucedem-se de uma maneira inacreditável. Pensei então: se nada fosse escrito agora, muito de nossa história poderia ser perdida, pois nossos pais e avós estão nos deixando e com eles seus documentos, e já estamos ficando sem fontes. Portanto, a obra que escrevi foi uma consequência disso...

7) E qual foi a maior dificuldade em que você se deparou ao elaborar o livro?

Várias foram as dificuldades. Mas as principais aí vão. A dificuldade em se descobrir documentos; as pessoas sabiam que eu estava escrevendo um livro e não tinham interesse em se manifestar dizendo que possuiam tal documento; incrível, os que os possuem têm medo de os ceder, preferindo que eles fiquem em alguma gaveta para as gerações futuras, que não terão neles interesse e os porão fora, com certeza! O pior de tudo é que, depois de publicado, vários vieram falar comigo dizendo que isto ou aquilo não coincidia com os documentos que eles têm. Uma pena, não? Sobre fotografias, a mesma coisa... Quantos perderam fotos (e documentos) preciosíssimos sobre nossa história nessa lamentável enxurrada que tivemos em março passado. Fico pensando: se os tivessem cedido, estariam perpetuados em nossa história, e o nome dos que cederam, também... E a segunda grande dificuldade foi a de se conseguir verba para publicar uma extensa obra como a que escrevi. Foram dois anos de lutas... E que lutas!!!

8) Deixe uma mensagem convite para a 32ª Feira do Livro a comunidade Lourenciana.

Gostaria que uma multidão de lourencianos comparecesse à Feira do Livro, nem que fosse só para tomar contato com os livros. Conheço pessoas que não sabem o que é uma feira de livros! Que nunca se fizeram presentes a qualquer uma das trinta e uma edições anteriores... Incrível, mas isso é real! Em compensação existem os que sempre as prestigiam. Gostaria, então, de convidar a todos os lourencianos (e visitantes, porque não?) para ir à nossa praça central e tomar contato com os livros. E, dentro do possível, escolham com calma e comprem. Como disse antes, há livros para todos os gostos e para todos os bolsos. Sem esquecer que os livros trazem conhecimento e cultura, as bases para melhorar a vida de cada um de nós! Olhem, organizar uma Feira do Livro não é fácil. Vamos prestigiar os seus mentores, os livreiros, os autores. Todos merecem o carinho e a presença do nosso querido povo lourenciano. Muito obrigado, um grande abraço e até os dias 2 a 6 de novembro próximo. Encontrar-nos-emos na 32ª Feira do Livro.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

28º Reponte da Canção - Regulamento e Ficha de Inscrição

Já estão disponíveis o Regulamento do 28º Reponte da Canção e do 20º Pérola em Canto e suas respectivas Fichas de Inscrição. Em vista de pequenas alterações no regulamento, em relação à edição anterior, sugerimos a sua leitura atenta. O evento acontece de 08 a 11 de março de 2012, no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul.

Informações importantes:
- Prazo Final para Inscrições: 20 de janeiro de 2012
- Triagem: 26 e 27 de janeiro de 2012

Regulamento 28º Reponte da Canção

Ficha de Inscrição 28º Reponte da Canção


Regulamento 20º Pérola em Canto

Ficha de Inscrição 20º Pérola em Canto


28º Reponte da Canção
"A MÃO QUE TOCA O OUVIDO E O CORAÇÃO!"


Fonte: Comissão Organizadora do 28º Reponte da Canção

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

2ª Noite Cultural - Talentos do Funcionalismo Público

A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Cultura, convida a todos os funcionários públicos de São Lourenço do Sul, a participarem da 2ª edição da Noite Cultural - Talentos do Funcionalismo Público, que acontecerá no dia 25 de outubro, a partir das 20h, no Espaço Municipal de Cultura.

Você que se destaca em qualquer modalidade artística, como dança, música, fotografia, poesia, artes plásticas, dentre outras, não deixe de participar e divulgar o seu talento! As inscrições serão feitas na Coordenadoria de Cultura, do dia 10 ao dia 21 de outubro.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Jovens Talentos Lourencianos

Na foto: Karolina e Carina (Departamento de Eventos) e Luciana Melo
  
Luciana Melo é um talento infanto-juvenil que foi descoberto há pouco tempo, em uma missa em homenagem a São Lourenço, padroeiro de nossa cidade, onde cantou e encantou a todos os fieis.
A encantadora menina revelou numa entrevista ao Departamento de Eventos, ter como padrinhos Luiz Roberto Saalfeldt (presidente do Sindicato Rural) e Joice Kaul (Coordenadora de Cultura), pois estes acreditaram no seu trabalho e oportunizaram a ela as primeiras apresentações de seu trabalho.
Luciana conta ainda que seus pais acreditavam tanto em seu talento que quando chegava uma visita em sua casa, ele a fazia cantar, e ela envergonhada não gostava da situação, mas aos poucos percebeu que esta era uma forma de mostrar seu trabalho.
Ela conta ainda que seu fã nº 1 é o Padre Irineu Zattra, que presenciou sua voz maravilhosa no coral da igreja, em um encontro de comunidades no faxinal, no ano passado.
Luciana Melo já se apresentou em diversos eventos promovidos pela Coordenadoria de Cultura, e já confirmou sua participação na 32ª Feira do Livro, de 02 a 06 de novembro, durante a apresentação dos Jovens Talentos Lourencianos. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Peça Teatral "Negrinho do Pastoreio"

A Prefeitura Municipal, através da Coordenadoria de Cultura em parceria com o SESI, realizou no dia 06 de outubrobro, no Espaço Municipal de Cultura duas sessões da peça teatral "Negrinho do Pastoreio" do grupo do teatral de bonecos "Fantomania", focada para o público infantil, que prestigiou em numeroso público, totalizando 500 crianças.

O ingresso solicitado foi um livro/gibi, para doação à Biblioteca Pública Municipal, como forma de incentivo a procura e leitura de livros.



1º Encontro Regional de Educação Quilombola


No ultimo sábado dia 08 de outubro do corrente ano, a Coordenadoria Municipal de Cultura prestigiou no auditório da EMEF Profª Marina Vargas, as comunidades quilombolas da região sul que estiveram reunidas para discutir as diretrizes para a educação escolar Quilombola. O Primeiro Encontro Regional de Educação Escolar Quilombola contou com a participação da Professora Maria Auxiliadora Lopes que atua junto a SECADI/MEC, a qual apresentou um estudo sobre a educação no Brasil , mostrando o que mudou e o que pode ser mudado na educação dos Quilombolas.

O evento contou com a organização da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) e Grupo de Trabalho Antirracismo, da UFPel, por intermédio da Faculdade de Educação, do Grupo de Pesquisa: “Movimentos Sociais e Educação Popular, do Projeto: “Cultura, Terra e Resistência” e de representantes das Comunidades Quilombolas da Região Sul do RS. Os trabalhos foram coordenados pela Profª Georgina Helena Lima Nunes e marcam um importante debate acerca da cultura negra na escola. As diretrizes debatidas e as necessidades em termos de políticas públicas de educação para os quilombolas da região forma o grande tema do encontro que contou com a participação de cerca de 400 pessoas.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Se você perder tá fritz!


          Neste final de semana acontece a 24ª edição da festa mais pomerana da região sul: a Südoktoberfest! Dias 07, 08 e 09 de outubro, no Galpão Crioulo do Camping Municipal, com festa, dança, alegria e muito chopp!
          Haverá shows com as Bandas: Modelo, Hoppus, Sul Brass e Musical Encanto e durante todo o dia, acontecem as as atividades permanentes, como o café colonial, jogos germânicos, fotos temáticas e torneio de Shafskopf.
           A Südoktoberfest é uma realização do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, com o apoio da Prefeitura Municipal. Prestigie! 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Grande público prestigiou as apresentações da 34ª Expofeira

Aconteceu no último final de semana a 34ª Expofeira Agropecuária de São Lourenço do Sul, evento realizado pelo Sindicato Rural e ACI/CDL e contou com o apoio da Prefeitura Municipal. As apresentações artísticas e culturais ficaram a cargo da Coordenadoria de Cultura, que numa interface com grupos de toda a região sul, reuniu grupos de diversas etnias, gêneros, estilos e faixas etárias, atraindo um público de número bastante expressivo, incluindo lourencianos e turistas de diversos municípios.
A Coordenadoria de Cultura agradece imensamente a participação de todos que se apresentaram na 34ª Expofeira, abrilhantando ainda mais este evento que é de grande importância para o nosso município.

Peça Teatral "Negrinho do Pastoreio"

      No próximo dia 06 de outubro, acontecerá no Espaço Municipal de Cultura a apresentação da peça de teatro de fantoches do SESI "Negrinho do Pastoreio", nos horario das 10h pela manhã e das 14h pela tarde, estão convidadas as escolas municipais e estaduais.