segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Autores Lourencianos: Obras de Emoção

Muito mais que apenas obras literárias, a emoção foi mais um componente que esteve presente nos lançamentos e sessões de autográfos das obras dos autores lourencianos na Rádio Feira. Obras que demonstraram escritores envolvidos com a cidade, com temáticas que o cotidiano molda, e que os versos vão desenhando e decifrando conhecimentos.
Obras como a já tradicional Antologia poética do Centro de Escritores Lourencianos, que chega a sua 15° edição, trazendo a justa homenagem a Sérgio de Laforet Padilha, e toda a sua significação para a cultura local.
Autor já consagrado, Agenor de Melo Coelho apresentou na Feira os seus mais novos versos postos em “O Poeta e o Entardecer” trazendo poemas vencedores de diversos concursos, inclusive alguns já musicados, caracterizando a força da poesia lourenciana.
A emoção pautou a Sessão de Autográfo de Nair Wiegand, que trouxe no livro “A Arte de Cozinhar com Educação Alimentar” mais do que uma boa dica de alimentação saudável, uma obra de vida, que traduziu a vitória de uma mulher que se reeducou e que tem a solidariedade de socializar este conhecimento.
E os “Senderos – Contos em Espanhol” literalmente abiu os caminhos entre as fronteiras latinas, um livro de Cléia Dröse, que foi premiado e editado em Buenos Aires na Argentina, mostrando que a poesia é universal, que falar da sua aldeia também é ser global.
Tivemos a apresentação desta cartilha que será distribuída nas escolas municipais, “Aventura no Mar de Dentro” organizada pela Associação dos Bichos do Mar de Dentro, que retrata um pouco do cuidado com a nossa fauna e flora de toda nossa região.
A história e a memória se cruzaram numa obra que o Prefeito José Sidney Nunes de Almeida resssaltou “Uma obra histórica, que sem dúvida é um legado econômico, social, cultural e histórico para a comunidade de São Lourenço do Sul”, ao falar estas palavras o prefeito se referia a obra “São Lourenço do Sul, Radiografia de um Município – Das Origens ao Ano 2000” de Edilberto Hammes, agracidado com uma placa pela municipalidade lourenciana da qual a relevância de sua obra. Um compêndio histórico de 4 volumes e de mais de 2.000 páginas, que versa as mudanças e transformações desta pérola da lagoa, de inúmeros dados e fontes que identificam traços da formação de comunidades, da organização social e política, de aspectos geográficos, de famílias e tantos outros temas locais, uma radiografia descritiva que resignifica alguns saberes e fazeres de nosso povo. Tanto tendo esta relevância, a disputada sessão de autográfo trouxe pessoas de outros município, enfatizando a importância desta obra para toda a região.
Outra obra mais que emocionante, foi o livro escrito pelos alunos da APAE/SLS, organizado pela Professora Arita Corrêa, intitulado como “Toque de Mágica”, de literatura livre, que mostrou que a poesia e as palavras são emocionantes desde que expressadas com o coração, uma escrita simples e inclusiva, fruto de um trabalho de uma equipe dedicada, e fruto de autores que mostraram sua arte de versejar, de apoiadores que não mediram esforços para transpassar barreiras e compreenderam que os versos são mais do que belas palavras, mas são sentimentos que traduzem as essências de um vivenciar.

Fonte: Coordenadoria de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário