quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Dia Nacional do Livro

O dia 29 de outubro foi escolhido para ser o “Dia Nacional do Livro” por ser a data de aniversário da fundação da Biblioteca Nacional, que nasceu com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil. A biblioteca foi transferida em 29 de outubro de 1810 e essa passou a ser a data oficial de sua fundação.

Nesta semana também acontece a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, um dos maiores evento no estado sobre a temática livros e afins, e a Coordenadora de nossa Biblioteca Pública Municipal, Maria Lucília encontrasse representando o município no evento buscando novas formas de interação com os livros. Já que a Biblioteca possuí cerca de 28.000 mil livros em seu acervo e 3.000 sócios.

Na obra Os Livros do autor lourenciano Sérgio Laforet Padilha ale parafraseia a autora Bárbara Tuchman cita que "livros são os mensageiros da civilização".

Fonte: Biblioteca Pública Municipal

terça-feira, 27 de outubro de 2009

São Lourenço do Sul realiza a III Conferência Municipal de Cultura

Ná última sexta feira, dia 23 de outubro de 2009, realizou-se no Ponto de Cultura MusicArte a III Conferência Municipal de Cultura organizada pelo Conselho Municipal de Cultura e Casa de Cultura,, onde entidades, grupos culturais, sociedade e governo debateram temáticas referente a cultura local.

Com o tema da conferência “Cultura e Sustentabilidade” foi enfatizado as formas de como fazer cultura, suas interfaces e expressões que apontaram para pontos específicos de trabalho como: reformulação do Conselho Municipal de Cultura, atenção ao patrimônio histórico local, mapeamento de entidades e novas lideranças no seguimento, propostas de ampliação da divulgação cultural referente aos espaços e instituições, leis de incentivo a cultura em caráter municipal, estadual e federal, capacidade da iniciativa privada em investimentos em cultura, integralização turismo e cultura, aproximação escola e cultura na preservação patrimonial, espaço de foco plurisetoriais e incentivo a produção popular.

Foram escolhidos os dois delegados e dois suplentes da conferência 1 representante da sociedade civil e 1 representante da instituição governamental, Titulares: Joel Santana da Gama (Assessor de Memória e Patrimônio – Casa de Cultura) representante do governo, tendo como Suplente: Jussara Cavalheiro (Coordenadora de Habitação), da Sociedade Civil Titulares: Mare Aires (Professora) e tendo como Suplente: Ingolf Kaltbach (Advogado) que representarão o município na II Conferência Nacional de Cultura que acontecerá em março de 2010 em Brasília/DF.
Fonte: Casa de Cultura

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Confira o Texto Base da III Conferência Municipal de Cultura

CULTURA E SUSTENTABILIDADE
Um dos grandes desafios de um município como São Lourenço do Sul, que possui uma população em torno de 46.000 habitantes é criar uma atmosfera cultural. É aqueles saberes e fazeres do povo, que transmitidos de uma pessoa a outra, de um grupo a outro, determinam a manutenção de nossa identidade enquanto povo, enquanto nação.
E porque consideramos desafiante fazer cultura, criar este ambiente cultural que é a vertente da própria existência de nossa gente? A resposta é simples. Vivemos em uma localidade de recursos limitados, a produção basicamente é primária, longos anos de inoperância em diversos setores da administração pública legaram a todos nós um grande passivo social. Portanto, é natural que num cenário como este, agigantam-se como prioridades a infra-estrutura de saneamento, estradas, educação, saúde, enfim um série de exigências que uma comunidade quanto mais urbanizada exige.

É justamente neste cenário, que precisamos construir a cultura, aquela cultura que nos tornará mais aptos a lidar com o presente e o porvir, justamente porque estamos não somente resgatando os valores de nosso povo, mas construindo indivíduos mais capazes a enfrentarem situações adversas. Não é demais aqui citar-mos o adágio: A cultura liberta.

De fato, o homem que não conhece é um prisioneiro de seus próprios medos, ele teme o desconhecido, hesita diante do que ignora, e imobilizado, é imobilizante, de modo, que a sociedade não avança, e assim a ignorância, o despreparo, a omissão, a alienação vicejam e dominam a comunidade.
Para fazer frente a isto tudo, para que tenhamos uma cultura viva, é que precisamos unidos, em concílio comunitário encontrar as diretrizes e os meios para que ela possa ser auto-suntentável num ambiente que embora socialmente lhe seja acolhedor, tem em contrapartida a difícil situação econômica, onde não raro soçobram todas as boas intenções. É assim no espírito de construir uma cultura de todos para todos, que possa se manter no mais difícil dos cenários econômicos e ainda servir de exemplo e modelo para outras comunidades que chamamos o povo lourenciano a discutir na IIIª Conferência Municipal de Cultura os caminhos e o destino de nossa cultura, que em última análise é o do próprio Município de São Lourenço do Sul.
Fonte: Casa de Cultura

Festival Noites das Artes Será Reeditado Noite das Músicas

O Ponto de Cultura MusicArte realizará dia 23 de outubro (sexta-feira) a segunda noite do Festival Noite Das Artes.
O Festival teve grande sucesso de público e crítica em sua primeira edição, que ocorrera dia 11 de setembro. Por ventura, foram apresentados apenas grupos que tem como atividade a dança e a capoeira. Dia 23 será a Noite da Música, que terá como atrações os grupos musicais do Ponto de Cultura MusicArte.
O Festival começará às 21h e a entrada é franca. A atividade faz parte da programação da III Conferência Municipal de Cultura.
Fonte: Ponto de Cultura MusicArte

Confira os Eixos da Conferência de Cultura

Tema:
“CULTURA, DIVERSIDADE, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO”.

Eixos e Sub-Eixos:
I - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL.
Foco: produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação.
- Produção de Arte e Bens Simbólicos
- Convenção da Diversidade e Diálogos Interculturais
- Cultura, Educação e Criatividade
- Cultura, Comunicação e Democracia

II - CULTURA, CIDADE E CIDADANIA.
Foco: cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais.
- Cidade como Fenômeno Cultural
- Memória e Transformação Social
- Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais

III - CULTURA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
Foco: a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento
- Centralidade e Transversalidade da Cultura
- Cultura, Território e Desenvolvimento Local
- Patrimônio Cultural, Meio Ambiente e Turismo

IV - CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA.
Foco: economia criativa como estratégia de desenvolvimento
- Financiamento da Cultura
- Sustentabilidade das Cadeias Produtivas da Cultura
- Geração de Trabalho e Renda

V - GESTÃO E INSTITUCIONALIDADE DA CULTURA.
Foco: fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura.
- Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura
- Planos Nacional, Estaduais, Municipais, Regionais e Setoriais
de Cultura
- Sistemas de Informações e Indicadores Culturais

A cultura expressa o que somos, nossa identidade. Estima-se que o setor já responde por 8% da economia brasileira. E contribui para um novo modelo sustentável de desenvolvimento. Uma cidade que valoriza sua música, suas histórias, seu artesanato, sua culinária, suas paisagens e seus ritos culturais tem mais chances de se desenvolver e se destacar.

Assim como na 1ª Conferência Nacional de Cultura, as cidades podem preparar as suas próprias conferências municipais. Em São Lourenço do Sul, já na 3ª edição, a Conferência Municipal está sendo organizada pelo Conselho Municipal de Cultura, que reúne representantes de diversos setores da comunidade, tanto do setor público, quanto de organizações da sociedade civil, grupos culturais
A própria Conferência Municipal é um momento para articular o setor cultural na cidade. É também a possibilidade de dar escala nacional às demandas municipais.

Partindo do tema proposto para a 2ª Conferência Nacional de Cultura, ”Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento“, reveste-se de importância o entendimento comum de alguns conceitos. Para tanto, utilizaremos as definições constantes na CONVENÇÃO
sobre a proteção e promoção da Diversidades das Expressões Culturais que resultou da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, em sua 33ª reunião, no ano de 2005. O texto oficial foi ratificado pelo Brasil por meio do Decreto Legislativo 485/2006.

1. Diversidade Cultural
"Diversidade cultural” refere-se à multiplicidade de formas pelas quais as culturas do grupos e sociedades encontram sua expressão. Tais expressões são transmitidas entre e dentro dos grupos e sociedades. A diversidade cultural se manifesta não apenas nas variadas formas pelas quais se expressa, se enriquece e se transmite o patrimônio cultural da humanidade mediante a variedade das expressões culturais, mas também através dos diversos modos de criação, produção, difusão, distribuição e fruição das expressões culturais, quaisquer que sejam os meios e tecnologias empregados.

2. Conteúdo Cultural
"Conteúdo cultural" refere-se ao caráter simbólico, dimensão artística e valores culturais que têm por origem ou expressam identidades culturais.

3. Expressões culturais
"Expressões culturais" são aquelas expressões que resultam da criatividade de indivíduos, grupos e sociedades e que possuem conteúdo cultural.

4. Atividades, bens e serviços culturais
"Atividades, bens e serviços culturais" refere-se às atividades, bens e serviços que, considerados sob o ponto de vista da sua qualidade, uso ou finalidade específica, incorporam ou transmitem expressões culturais, independentemente do valor comercial que possam ter. As atividades culturais podem ser um fim em si mesmas, ou contribuir para a produção de bens e serviços culturais.

5. Indústrias culturais
"Indústrias culturais" refere-se às indústrias que produzem e distribuem bens e serviços culturais, tais como definidos no parágrafo 4 acima.


6. Políticas e medidas culturais
"Políticas e medidas culturais" refere-se às políticas e medidas relacionadas à cultura, seja no plano local, regional, nacional ou internacional, que tenham como foco a cultura como tal, ou cuja finalidade seja exercer efeito direto sobre as expressões culturais de indivíduos, grupos ou sociedades, incluindo a criação, produção, difusão e distribuição de atividades, bens e serviços culturais, e o acesso aos mesmos.,

7. Proteção
"Proteção" significa a adoção de medidas que visem à preservação, salvaguarda e valorização da diversidade das expressões culturais.
"Proteger" significa adotar tais medidas.

8. Interculturalidade
"Interculturalidade" refere-se à existência e interação eqüitativa de diversas culturas, assim como à possibilidade de geração de expressões culturais compartilhadas por meio do diálogo e respeito mútuo.

CULTURA e Desenvolvimento Local SUSTENTÁVEL.
A diversidade cultural é o principal patrimônio da humanidade. É o produto de milhares de anos de história, fruto da contribuição coletiva de todos os povos, através das suas línguas, imaginários, tecnologias, práticas e criações. A cultura adota formas distintas, que sempre respondem a modelos dinâmicos de relação entre sociedades e territórios. A diversidade cultural contribui para uma “existência intelectual, afetiva, moral e espiritual satisfatória” (Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, artigo 3), e constitui um dos elementos essenciais de transformação da realidade urbana e social.¹ [...] os espaços locais são ambientes privilegiados da elaboração cultural em constante evolução e constituem os âmbitos da diversidade criativa, onde a perspectiva do encontro de tudo aquilo que é diferente e distinto (procedências, visões, idades, gêneros, etnias e classes sociais) torna possível o desenvolvimento humano integral. O diálogo entre identidade e diversidade, indivíduo e coletividade, revela-sevcomo a ferramenta necessária para garantir tanto uma cidadania cultural planetária, como a sobrevivência da diversidade linguística e o desenvolvimento das culturas.²

¹ e ² extraídos dos princípios do documento AGENDA 21 DA CULTURA: Um compromisso das cidades e dos governos locais para o desenvolvimento cultural; Barcelona, 2004.

Fonte: Conselho Municipal de Cultura

3° Conferência Municipal de Cultura

Clique na imagem para ampliar a programação
Realização: Conselho Municipal de Cultura e Casa de Cultura

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ponto de Cultura Será o Palco da 3° Conferência Municipal de Cultura

O Conselho Municipal de Cultura de São Lourenço do Sul juntamente com a Casa de Cultura realizam dia 23 de outubro de 2009, no Ponto de Cultura MusicArte a 3° Conferência Municipal de Cultura com o tema "Cultura e Sustentabilidade" em conformidade com os eixos temáticos estabelecidos pela 2° Conferência Nacional de Cultura.

Além dos debates, a conferência terá apresentações artísticas, formulações de propostas e escolhas de delgados para a conferência estadual e nacional de cultura que acontecerá em Brasília/DF em 2010.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Inara Damé Pereira "A conferência pode ser um espaço que chame a atenção para a sustentabilidade da cultura local".

Fonte: Conselho Municipal de Cultura

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Qualidade e Sucesso Marcam a Feira do Livro

A 30° edição da Feira do Livro foi marcada por qualidade e sucesso, esses são os comentários dos populares pelas ruas da cidade, alguns afirmam que a feira criou uma outra dimensão e fortaleceu a questão cultural no município. Boa parte desse sucesso se deve a qualidade dos palestrantes que estiveram na feira, além do Patrono Juremir Machado da Silva, Historiador e Escritor, a feira contou com a presença da Deputada Federal Manoela Dávila, Margarete Moraes -Representante do Instituto Brasileiro de Museus, Nóris Leal - Coordenadora da 7 ° Região do Sistema Estadual de Museus, Patrick Kovalscki -Mestrando em Ciências Sociais, Mauro Del Pino - Diretor FaE da UFPEL e Rita Patta Rache -Superintendente de Extensão da FURG.

A 30° Feira do Livro contou com as presenças ainda de Paulo Pezat-Coordenador do curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, Fábio Cerqueira - Diretor do ICH da UFPEL, Ricardo - Secretário de Turismo e Cultura de Arroio Grande e Maria Fernanda - Diretora de Cultura de Jaguarão, Casa do Poeta Camquense, Conselho Municipal de Cultura, Centro de Escritores Lourencianos e Associação de Pesquisa Histórica e Amigos da Cultura e setores da Econômia Solidária.

Gilmar Pinheiro - Coordenador de Cultura ressalta que "a 30° edição da Feira do Livro, atingiu seus objetivos e demarcou um espaço cultural na cidade".

Fonte: Casa de Cultura

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

22° Südoktoberfest

De 09 a 11 de outubro São Lourenço do Sul terá a 22ª Südoktoberfest, com festa, dança chope e muita alegria! Confira a Programação:

Dia 09 – Sexta-feira
Ginásio Municipal

20 h 30 min – Abertura Oficial Jantar Típico Pomerano
22 h – Resultado do Concurso de Rievelsback (bolinho de batata)
22 h 30 min – Desfile das Candidatas a Rainha e Minirrainha da 23ª Südoktoberfest
23 h – Apresentação do G.D.F.A. Sonnenschein
23 h 30 min – Baile com a Banda “Diplomata”
Obs: O concurso de Rievelsback será às 19 horas na Sede do Grupo Sonnenschein

Dia 10 – Sábado
Ginásio Municipal

14 h 30 min – Abertura do Parque
15 h – Baile da Saudade com a Banda “Diplomata”
17 h – Desfile das candidatas a Rainha da 3ª Idade da 23ª Südoktoberfest
17 h 30 min – Baile da Saudade Banda “Diplomata”
19 h e 30 min – Desfile das Candidatas a Rainha e Minirrainha da 23ª Südoktoberfest
20 h – Baile Banda Trilha Sonora
23 h 45 min – Apresentação do G.D.F.A. Sonnenschein – categoria juvenil
0 h 15 min – Baile com a Banda Rota Luminosa
02 h 30 min – Concurso de Chope à metro
03 h – Baile com a Banda Rota Luminosa
04 h 30 min – Cuca com Vanerão

Praça de Alimentação

15 h – Encontro de Grupos de DançasGrupo Sonnenschein – categoria pré-mirim e mirim Grupos Convidados Grupo Sonnenschein – categoria infantil
17 h – Apresentação dos Corais convidados

Dia 11 – Domingo
Ginásio Municipal


10 h – Desfile de Rua – carros temáticos
11 h 30 min – Abertura do Parque
12 h – Almoço
14 h 30 min – Baile Banda Trilha Sonora
16 h 30 min – Coroação Rainha e Minirrainha da 23ª Südoktoberfest
19 h – Baile Banda Trilha Sonora
21h – Baile Banda 2001, do Paraná
1 h – Concurso de Chope à metro – feminino
1 h – Baile Banda Rota Luminosa
02 h 30 min – Concurso de chope à metro
3 h – Baile Banda Rota Luminosa
5 h - Encerramento da 22ª Südoktoberfest

Praça de Alimentação

12 h – Recepção com Banda Típica
15 h – Sorteiro do trator “John Deere” – Promoção “Se vira nos trinta”
15 h 30 min – Apresentação do Grupo Sonnenschein – todas categorias
17 h – Show com Rui Biriva

Atividades Permanentes:

Feira do Colonizador
Café Colonial
Jogos Germânicos
Fotos temáticas
Torneio de Schafskopf

Fonte: Departamento de Eventos

terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Livro Ficou em Evidência

A magia do livro tomou conta da Praça Central de São Lourenço do Sul, de 01 a 04 de outubro de 2009. Arte de contar e recontar histórias que influenciou o imaginário da comunidade que prestigiou o evento, quem foi pode conferir diversas atrações, estandes dos livreiros, palestras e lançamentos de obras que movimentaram a 30° feira do Livro.

O patrono Juremir Machado da Silva, impressionou a todos com sua intelectualidade e usou de sua capacidade de debates para abordar temas como o livro e a educação em transformação. Presenças de referências acadêmicas não faltaram no encontro com uma forte parceria da FURG e UFPEL.

Estrutura, som e luzes ajudaram a formar o ambiente da leitura, o Clube Comercial sediou as palestras, a Rádio Poste fez os lançamentos dos livros, e a Floricultura Neiva, a Erva Mate Madrugada e a Tita Modas Infantil foram grandes colaboradas do evento.

A Casa de Cultura agradece a todos aqueles que contribuíram das formas possíveis para a realização deste evento. Obrigado a todos!

Fonte: Casa de Cultura