segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Conheça a Banda Zelda


Com grande atuação em São Lourenço do Sul, a Banda Zelda participa de vários eventos no município, levando boa música para um público de diferentes idades, agradando a todos. Confira os shows agendados em 2012:

- Garota Verão 2012 – 08/01/2012
 No Largo Laura Abreu

- 15º Motolagoa –  23 a 25/03/2012
No Largo Laura Abreu

Em breve gravando novo Single com músicas inéditas.

Mais informações no blog: www. bandazelda.blogspot.com

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Concurso Mais Bela Negra SLS 2011/2012

O Concurso Mais Bela Negra de São Lourenço do Sul, acontecerá no próximo dia 26, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, durante o encerramento das atividades da Semana de Consciência Negra 2011. As inscrições estão sendo realizadas na Coordenadoria de Cultura, até o dia 24 de novembro.
Regulamento do concurso:

22º Kizumbi - Semana de Consciência Negra 2011

De 20 a 26 de novembro acontece o 22º Kizumbi - Semana de Consciência Negra de São Lourenço do Sul, que iniciará com a abertura oficial no Domingo Cultural, a partir das 15h, na Praça Central. Durante a semana estão programadas diversas atividades no Espaço Municipal de Cultura, que visam buscar a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, desenvolver a valorização da etnia e despir o preconceito.
Dentre as atividades estão várias palestras e oficinas, sessão de cinema, shows e encerramento com jantar no dia 26, no Salão Paroquial da Igreja Matriz.
O 22º Kizumbi é uma realização do Movimento de Consciência Negra de São Lourenço do Sul, e tem o apoio da Prefeitura Municipal.

Confira a programação completa:

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara participou do 7º Festival de Bandas e Fanfarras de Canguçu

No último feriado (15) a Banda Municipal Musical Luiz Carlos Colvara abrilhantou o 7º Festival de Banda e Fanfarras da Escola São João Batista de La Salle da Glória 1º distrito de Canguçu.



O palco do festival foi o Ginásio Municipal de Esportes Conrado Ernani Bento. 11 bandas de toda a região participaram, destaque para a Banda da E.E.E. Fundamental Monsenhor Gautsch que também representou o município.


O Prefeito Municipal de Canguçu ao entregar o troféu agradeceu a presença e exaltou o grande trabalho feito em São Lourenço do Sul, registrando ainda o desejo de contar com a banda no dia 15 de novembro de 2012 para o 8º Festival de Bandas e Fanfarras.

Fonte: DECOM

Bloco de Duas Rodas é destaque na 32ª Feira do Livro

No domingo, último dia da programação da 32ª Feira do Livro, dentre as variadas apresentações, aconteceu o belísssimo show do Bloco de Duas Rodas. Composto pela lourenciana Gabriela Lamas e pelo pelotense Ruan Libardoni, o bloco apresenta músicas que falam basicamente sobre relacionamentos e vivências do dia-a-dia, e são musicalizadas através de instrumentos como violão, gaita-de-boca, triângulo, escaleta, e até alguns mais inusitados, como uma grade de estufa tocada com uma colher.
O Bloco já apresentou shows em diversos bares na cidade de Pelotas e até mesmo na serra gaúcha, como também na Feira do Livro de Pelotas, que encerrou na última terça-feira (15).
Com sua elogiada apresentação na 32ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul, agradou a todos os presentes, dos mais jovens aos mais velhos, com um repertório agradável e diferenciado.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Coordenadoria de Cultura prestigia Feira do Livro de Camaquã


No último dia 09 (quarta-feira), realizou-se a abertura da XXXI Feira do Livro de Camaquã, que acontece
até dia 13 de novembro na praça Zeca Netto, e contou com a brilhante apresentação da Orquestra da Câmara Getúlio Vargas de Camaquã. Logo após, todos os presentes puderam participar da palestra com o escritor gaúcho Fabrício Carpinejar, patrono desta edição da feira, que esteve interagindo com o público, onde arrancou risos e aplausos da plateia, fazendo uma reflexão sobre os relacionamentos e nosso cotidiano, com uma dose de humor.
Numa forma de integração com as Feiras do Livro, a Coordenadoria de Cultura prestigiou o evento, buscando fortalecer as relações intermunicipais e o intercâmbio do fomento à leitura nas suas diversas formas.

7ª Região Museológica reuniu-se em São Lourenço

 A Prefeitura Municipal, através de Coordenadoria de Cultura recebeu integrantes da 7ª Região Museológica, promovendo o encontro entre profissionais que atuam nos museus com objetivo de analisar as necessidades de cada entidade, assim como buscar alternativas para uma maior valorização dos museus. O encontro realizou-se no dia 31 de outubro no Espaço Municipal de Cultura.
O Estado do Rio Grande do Sul conta com um total de 325 museus, divididos em sete regiões museológicas. A 7º região tem como sede Pelotas e abrange toda região sul e centro sul, apresentando museus com temas predominantemente relacionados aos processos de colonização e formação dos municípios e vasto acervo sobre momentos importantes da história gaúcha.

 Na reunião foram discutidas as necessidades dos museus, as ações realizadas neste ano e o que se espera conseguir realizar em 2012. Entre as sugestões colocadas em pauta estão as reivindicações por investimentos em oficinas de capacitação técnica e qualificação dos funcionários dos museus, bem como também oficinas de capacitação para elaboração de projetos.

Integração na Ronda da Cidadania

          No último sábado (05), aconteceu na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) a Ronda da Cidadania, projeto realizado na comarca de São Lourenço do Sul pelo Poder Judiciário, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal.
         A Ronda promoveu a expedição de documentos, ações na área de saúde, casamento coletivo, apresentações culturais, entretenimento e atividades lúdicas para o público infantil, consultoria nas áreas do direito, divulgação de projetos do Poder Judiciário estadual e de serviços e orientações por diversas entidades parceiras, recolhimento de pilhas e baterias usadas e cortes de cabelo.
         A Coordenadoria de Cultura se fez presente com as apresentações artísticas: Luciana Melo, Banda Marcial Monsenhor Gautsch, Nina Cortez e Kadinho Freitas e também através da Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara, que executou a Marcha Nupcial durante o casamento coletivo.
         Na ocasião, um grande público esteve prestigiando as atividades que buscaram promover a cidadania e a integração à lourencianos de todas as idades.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Contação de histórias na 32ª Feira do Livro

A 32ª Feira do livro deu destaque a contação de histórias, valorizando-as com um espaço apropriado e personalizado para receber os alunos das escolas de ensino fundamental e infantis do município, sendo um momento muito apreciado pelos alunos, enriquecido com a presença das contadoras de histórias Ângela Maria Dávila e Cléia Dröse.


Esta atividade visa estimular novos leitores, proporcionando aos alunos e professores o resgate do encantamento da leitura, do livro, do autor e da importância da Feira do Livro como culminância as atividades dos pequenos leitores.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

5 de Novembro - Dia Nacional da Cultura

“Quem tem imaginação mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés.” (Artur Bruno)
Assim, a 32ª Feira do Livro - “Renovar o passado para valorizar o presente”, saudou o Dia Nacional da Cultura, que em nosso país é de relevada importância, pois há uma grande miscigenação de povos e culturas, não sendo ao acaso que se criou sua própria língua, seus costumes, religiões e manifestações, surgindo traços únicos, que podem se assemelhar a outros lugares do mundo, mas jamais perderão suas particularidades.
Em nossa Feira não poderia ser diferente, num sábado belíssimo de primavera reunimos no palco central essa grande miscigenação de povos e culturas, numa mistura de raças, cores e credos, apresentando talentos gaúchos novos e contemporâneos em suas mais variadas atividades artístico-culturais, e encerrando a noite com a toda a magia e encanto da cultura afro-brasileira.

domingo, 6 de novembro de 2011

Grandes atrações no encerramento da Feira do Livro

O domingo de encerramento da 32ª Feira do Livro promete uma diversidade de atrações. As apresentações artísticas e culturais já contaram com a participação da Invernada artística do Piquete Anita Garibaldi, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, show de Kadinho, Nenê e Oberdan, e o espetáculo "O petip do palhaço Bolaxa", do Proexc - FURG. Em seguida, participam também o grupo Negritude Periférica, Coral Universitário da FURG, o som do Bloco de Duas Rodas, Banda Flor de Lótus e finalizando esta edição o show com grupo Feito em Casa, de Pelotas. Prestigie!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

"Renovar o passado para valorizar o presente"

Com este tema, que lança um olhar sobre a história da cidade, a 32ª Feira do Livro vem alcançando a participação de um número muito expressivo de lourencianos e de pessoas da região. Na manhã de hoje (04), cerca de 300 pessoas prestigiaram a palestra "Pomerânia, terra-mãe de incontáveis emigrantes", do patrono desta edição, Dr. Edilberto Luiz Hammes. 
Agora pela tarde acontece a palestra "Feiras do Livro, no mundo e aqui", também do o Dr. Edilberto Luiz Hammes, onde já se encontram diversas pessoas da rede escolar e da população em geral. 
As livrarias presentes também tem tornado a Feira atrativa, gerando um grande interesse dos leitores, com a venda de livros de temas variados, infantis, adultos, novos e usados. Confira as livrarias presentes na 32ª Feira do Livro:
- N Opções - SLS
- Livros e Cia - SLS
- Lê Mais - SLS
- Casa da Paz - SLS
- Sebo Dom Quixote - Camaquã
- Vício do Saber - Porto Alegre
- LL Brito Livros - Cachoeirinha
- Oxford - Pelotas
- Troca-Troca com Literas, com a Biblioteca Pública Municipal.

A Feira acontece até domingo (06), com diversas apresentações artísticas, shows, palestras e oficinas. A 32ª Feira do Livro é uma realização da Prefeitura Municipal - Administração Governo de Todos, através da Coordenadoria de Cultura. Patrocínio: Supermercados Guanabara e Líder Alimentos - Arroz Guin. Apoio: Pró-Cultura - Lei de Incentivo à Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Palestras e Oficinas na 32ª Feira do Livro

Estão acontecendo, paralelamente à 32ª Feira do Livro, diversas palestras e oficinas sobre temas variados. Confira a programação:
- 03/11, 16:30 - Palestra "Retrato Pomerano", com a palestrante Elaine Seus Volz, de Pelotas;
- 05/11, 10:30 - Oficina de restauro "Livro e Arte", com a ministrante Silvia Maria Jansson Breitsameter, de Porto Alegre;
- 05/11, 13:30 - Oficina de restauro "Livro e Arte", com a ministrante Silvia Maria Jansson Breitsameter, de Porto Alegre;
- 05/11, 14:00 - Oficina Interação e Improviso, com a ONG Cataventus, de Porto Alegre;
- 05/11, 15:30 - Palestra "Agricultura familiar e Campesinato", com o palestrante Patrick Machado Kovalscki, de São Lourenço do Sul;
- 06/11, 16:30 - Palestra Espírita com Erton Campos(Vice-presidente da Casa Anônimos de Boa Vontade, de pelotas).
Todas as palestras e oficinas são gratuitas e acontecem no Espaço Municipal de Cultura (em frente a CEEE).

E amanhã (04), acontecem as palestras "Pomerânia, terra-mãe de incontáveis emigrantes", às 10h, e "Feiras do Livro, no mundo e aqui", às 14h, ambas com o patrono Dr. edilberto Luiz Hammes, no palco principal da 32ª Feira do Livro. 

Participe!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Grande público prestigia o primeiro dia de Feira do Livro


Um grande número de pessoas esteve presente na tarde inicial da 32ª Feira do Livro de São Lourenço do Sul. As apresentações artísticas iniciaram com a Invernada Artística do Piquete Mulher Gaúcha, em seguida o show de Osvaldo Miranda e logo após a Invernada Mirim do CTG Sepé Tiaraju. Também movimentaram a Feira, os lançamentos dos livros "16ª Antologia Poética do Centro de Escritores Lourencianos, e "Sussurros del Alma", da escritora argentina Maria Cristina Drese. Foram homenageados os leitores destaque infantojuvenis e adultos e também as famílias destaque em leitura, através da Biblioteca Pública Municipal. 
Neste momento, está encerrando o 1º Sarau da Poesia, que aconteceu em parceria com o Centro de Escritores Lourencianos, buscando valorizar os talentos poéticos de nosso município. E dentro de instantes estará acontecendo o show com a Banda Pimenta Buena, da cidade de Pelotas.
Prestigie a 32ª Feira do Livro, de 02 a 06 de novembro, na Praça Central.