sexta-feira, 25 de junho de 2010

Bergfreund na 23° Südoktoberfest

O Grupo Bergfreund da Cidade de Campinho - ES, participará da II Deutsche Tanzkollektion (2ª mostra de dança alemã) durante a 23ª Südoktoberfest.


Primeiro grupo folclórico alemão criado no Estado do Espírito Santo, o Bergfreund estreou em 25 de fevereiro de 1984 com o objetivo de resgatar, preservar e divulgar a cultura trazida pelos imigrantes alemães à região de Domingos Martins, que estava sendo perdida como conseqüência da II Guerra Mundial.
Em 30 de outubro de 1988, com intuito de criar uma entidade que representasse juridicamente o trabalho desenvolvido pelo Bergfreund, os componentes do mesmo fundaram a ACRC - Associação, Cultural e Recreativa Campinho, entidade sem fins lucrativos e que é mantida por contribuições de apresentações e indivíduos.
O traje é da Cidade de Miesbach, uma cidade na região do Schliersee, em Oberbayern, no Estado da Baviera. Distante cerca de 150 km de Munique, em direção aos Alpes da Baviera, ela se caracteriza pela arquitetura em estilo enxaimel, como também pelos lagos que são explorados pelo turismo e casas de repouso. Além disso, a cidade possui ainda fonte de renda a indústria de celulose.
Telix Dahn, historiador e romancista, descreve em sua famosa
"Bavária-Landeskunde", a Miesbachertracht (traje de Miesbach), como tendo sua origem nas vestes dos madeireiros do Tirol. Fazendo suas próprias adaptações, tal indumentária tornou-se em Miesbach como em Tegemsee e Schliersee, a mais autêntica da Bavária desde 1860, sendo a mesma usada até os dias de hoje.

Fonte: Casa de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário