segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Desfile de Cavalarianos 2014

ABRINDO O DESFILE DE 20 DE SETEMBRO, OS REPRESENTANTES DAS ENTIDADES QUE FAZEM PARTE DO MTG, CONDUZINDO OS PAVILHÕES NACIONAL ( CTG GALPÃO DA PEONADA) ESTADUAL ( CTG SEPE TIARAJÚ) E MUNICIPAL ( CTG GALPÃO DA PEONADA).



CTG GALPÃO DA PEONADA

A PATRONAGEM E OS ASSOCIADOS DO CTG GALPÃO DA PEONADA REPRESENTADOS PELO PATRÃO ADELAR BITENCOURT ROZIN E PELO POSTEIRO DA INVERNADA CAMPEIRA ADRIEL RODRIGUES, APADRINHADOS POR LUIZ FERNANDO RODRIGUES DA SILVA SAUDAM TODOS OS GAUCHOS E GAUCHAS PELA DATA MAXIMA. DATA QUE NOS FAZ LEMBRAR DA REVOLUÇÃO E REVERENCIAR OS NOSSOS GUERREIROS QUE LUTARAM PELO SONHO DE UM NOVO PAIS, POR  MAIS LIBERDADE, HUMANIDADE E IGUALDADE EM UMA ÉPOCA QUE O BRASIL ESTAVA SOB DOMÍNIO DE UM IMPÉRIO QUE ESCRAVIZAVA UMA PARTE DO POVO, CENTRALIZAVA A ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA DO PAÍS E NÃO DAVA O DEVIDO RECONHECIMENTO PARA O POVO SULISTA. AMIGOS E IRMÃOS DE FATO, SE APROCHEGUEM VIVENTES PARA COMPARTILHAR COM A GENTE A VISÃO DO DESFILE FARRAPO.NO GALPÃO DA PEONADA A AMIZADE FEZ MORADA,PRA TODOS QUE AQUI CHEGAM RECEBEM AS BOAS VINDAS DO PATRÃO E DA PEONADA. AQUI NÃO SE TEM MUITO DINHEIRO NEN SE TEM MUITO CONFORTO, MAS SE TEM SINCERIDADE DOS DAQUI PARA COM OS OUTROS BEM ASSIM DESSE JEITO COM FRANQUEZA LEALDADE NO GALPÃO DA PEONADA SE CULTIVA A AMIZADE. PADRINHO: LUIZ FERNANDO RODRIGUES DA SILVA



CTG SEPÉ TIARAJÚ
O CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS SEPÉ TIARAJU FOI FUNDADO EM 19 DE ABRIL DE 1953, TENDO 61 ANOS DE HISTÓRIA NO TRADICIONALISMO LOURENCIANO E ESTADUAL.
DESTACA-SE NA PARTE CAMPEIRA ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE RODEIOS E CAVALGADAS, ONDE O PIQUETE CAVALEIROS DO SEPÉ  REPRESENTA A ENTIDADE NO ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA, SÍMBOLO MAIOR DA SEMANA FARROUPILHA, CONDUZINDO-A ATÉ A SEDE DA ENTIDADE.
TEM COMO PONTO ALTO AS INVERNADAS ARTÍSTICAS QUE CONTRIBUEM PARA O RESGATE CULTURAL DA DANÇA E PARA O FORTALECIMENTO DOS LAÇOS FAMILIARES BEM COMO PARA A INTEGRAÇÃO ENTRE AS GERAÇÕES.
BUSCA , ATRAVÉS DE SUAS PROMOÇÕES , EFETUAR REUNIÕES DE CARÁTER CULTURAL, ARTÍSTICO, CAMPEIRO, SOCIAL E RECREATIVO ENTRE OS ASSOCIADOS E A COMUNIDADE EM GERAL, RECONHECENDO A EXISTÊNCIA DE MUITAS CORRENTES CULTURAIS, ADVINDAS DE GRUPOS ÉTNICOS DIFERENTES.
ATUA EM DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO RIO GRANDE DO SUL, ZELANDO POR SUA HISTÓRIA, TRADIÇÕES, LENDAS, ARTES, CANÇÕES, DANÇAS E COSTUMES DA CULTURA CAMPEIRA, CONTRIBUINDO PARA O FORTALECIMENTO E VALORIZAÇÃO CULTURAL E SOCIAL DO RIO GRANDE DO SUL.
A PATRONAGEM, OS CAVALEIROS E ASSOCIADOS DO CTG SEPÉ TIARAJÚ SAÚDAM AS AUTORIDADES PRESENTES, TRADICIONALISTAS E COMUNIDADE EM GERAL NESTA DATA TÃO IMPORTANTE PARA OS GAÚCHOS.
COM O RIO GRANDE E AS TRADIÇÕES, AGORA E SEMPRE .
PADRINHO OSWALDO CORREA DOS SANTOS


CTG SENTINELA DA ARMADA 
O CTG SENTINELA DA ARMADA FUNDADO EM 15 DE MARÇO DE 1970 TEM SUA SEDE NA ARMADA 5º DISTRITO DE CANGUÇU, 21º REGIÃO TRADICIONALISTA, CONTA HOJE COM 160 SÓCIOS. TEM COMO OBJETIVO CULTIVAR E INCENTIVAR AS TRADIÇÕES GAÚCHAS, PARTICIPANDO DE FANDANGOS E RODEIOS AMPLIANDO SEMPRE OS LAÇOS DE HOSPITALIDADE  E A AMIZADE TÃO CONSTUMEIROS NO GAUCHO TRADICIONALISTA. CRIA DO 5º DISTRITO DE CANGUÇU ÉS XIRU BOMBEADOR DA NOSSA ERA PRA QUE NUNCA ÍNDIO CUERA DESRESTEITE ENTÃO MANDE , TU ESTÁS: SEMPRE EM GUARDA PELAS TRADIÇÕES DO RIO GRANDE. TENS A HOSPITALIDADE NOSSO VIVER  ESTEIANDO O VISITANTE, CHEGANDO SENTE LOGO O ACONCHEGO; MATE, CAMBONA E PELEGO: A CASA É TUA IRMÃO. QUEM PARTE SENTE SAUDADE E TE LEVA NO CARAÇÃO. QUE TEU VIVER, TÃO CORRETO, SEJA EXEMPLO DE LABUTA, DEMOMSTRANDO TUA CONDUTA NO PAVILHÃO DESFRALDADO. QUE O ESFORÇO REDOBRADO SEJA SEMPRE TUA ESPADA, POIS DIREI: SOU COM MUITO ORGULHO DO SENTINELA DA ARMADA.PORTANDO A BANDEIRA DO CTG SENTINELA DA ARMADA O VICE PATRÃO ALCI CARVALHO CURTINAZ 
 PADRINHO LUIS PAULO CARDOSO


PIQUETE TCHE BUGALHA
O PIQUETE TCHÊ BUGALHA FOI FUNDADO NO ANO DE 2000, TENDO O SENHOR JOSÉ ROBERTO NUNES, COMO O FUNDADOR. O REFERIDO PIQUETE SE MANTÉM SEMPRE, CULTIVANDO AS TRADIÇÕES GAÚCHAS DO NOSSO BELÍSSIMO ESTADO, COM DETERMINAÇÃO, CORAGEM, RESPEITO E AMOR, SENDO TRANSMITIDO DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. HOJE O MESMO CONSISTE COM APROXIMADAMENTE 25 CAVALEIROS, ENTRE ADULTOS E CRIANÇAS, TENDO TAMBÉM CARROÇAS E FAITO.
PADRINHO JOSÉ ROBERTO NUNES

PIQUETE A MODA ANTIGA
PADRINHO EVERTON SAMPAIO DE SAMPAIO

 PIQUETE DARCY ROSA
A MOTIVAÇÃO DE CRIARMOS UMA ENTIDADE QUE MANTIVESSE VIVAS AS RAÍZES DO NOSSO PAGO, EM 1982, ENSAIAMOS OS PRIMEIROS PASSOS DO PIQUETE, SOB O COMANDO DE NOSSO PAI QUE ENCARAVA ESTA LUTA COM GRANDE IDEAL, UM LÍDER NATO QUE SABIA REUNIR PESSOAS COM O MESMO PENSAR. JÁ HAVIA FUNDADO O CTG SEPÉ TIARAJU, NESTA CIDADE, O CTG SENTINELA DA ARMADA, NO 5º DISTRITO DE CANGUÇU, CTG SINUELO DA CULTURA, EM SANTA ISABEL, NA ESCOLA AGRÍCOLA. PARTICIPO ATIVAMENTE DO REERGUIMENTO DO CTG JOÃO SIMÕES LOPES NETO, EM PELOTAS E DA CRIAÇÃO DO CTG BENTO GONÇALVES NA CIDADE DE CRISTAL. EM 15 DE SETEMBRO DE 1988, EM PLENA SEMANA FARROUPILHA ELE PARTIU PARA A GRANDE QUERÊNCIA DO CÉU NO SEGUINTE FOI REGISTRADO O PIQUETE DARCY DA ROSA, COM O LEMA “PELO GRITO DO ÍNDIO E AS GLÓRIAS DE UM POVO”, DO QUAL PARTICIPAM OS FILHOS, NETOS, BISNETOS E MUITOS AMIGOS. REVIVENDO A LUTA DO PRIMEIRO CAUDILHO, QUE MORREU LUTANDO
PADRINHO MAURO UBIRATAN PEREIRA DA ROSA

PIQUETE MULHER GAÚCHA
LEMA “ VEM O PIQUETE MULHER GAÚCHA CONTINUANDO A NOSSA HISTÓRIA COM FÉ, TALENTO, HUMILDADE E A CERTEZA DA VITÓRIA”. O PIQUETE MULHER GAÚCHA FOI FUNDADO NO DIA 03 DE ABRIL DO ANO DE 2010 E ATUALMENTE É COMPOSTO POR 30 INTEGRANTES, TEM PARTICIPAÇÃO ATIVA NOS EVENTOS DESTE MUNICÍPIO, COMO O AFAMADO REPONTE DA CANÇÃO E O ENCONTRO ESTADUAL DE INVERNADAS “SÃO LOURENÇÕ EM DANÇA”. ATAVÉS DO NOSSO GRUPO DE DANÇAS, CANTAMOS E DANÇAMOS O PAPEL DA MULHER GAÚCHA QUE COM SUA CORAGEM, TRAÇOU A FIBRA DA MULHER GUERREIRA”. NESTE 20 DE SETEMBRO E SEMPRE, ESTE PIQUETE FORMADO POR GRANDES COMPANHEIRAS VEM COM ORGULHO HOMENAGEAR A TODAS AS MULHERES QUE COM FIBRA E CORAGEM TRAÇAM A CADA DIA A HISTÓRIA DA MULHER GAÚCHA.
MADRINHA NIARA SERPA

PIQUETE CAMPO A FORA
O PIQUETE CAMPO A FORA, FOI FUNDADO NO DIA 05 DE AGOSTO DE 2012, NUM BATE PAPO ENTRE MIGUEL KLUG VIEIRA, CHARLES DE ALMEIDA E LUCAS POREPP.  TANTO MIGUEL, CHARLES E LUCAS, JÁ PARTICIPARAM DE OUTROS PIQUETES COMO CONVIDADOS, SENDO ASSIM ELES RESOLVERAM CRIAR O PRÓPRIO PIQUETE COM A INTENÇÃO DE REUINIR AS FAMILIAS E OS AMIGOS . A CRIAÇÃO DO PIQUETE FOI CRIANDO FORMA, E ASSIM DEFINIRAM A  DATA DE 05 DE AGOSTO DE 2012 PARA A SUA FUNDAÇÃO. DE LÁ PARA CÁ, ALGUMAS REUNIÕES FORAM REALIZADAS, PARA QUE MAIS  AMIGOS SE INTEGRASSEM AO MAIS NOVO PIQUETE, O QUE FOI ACONTECENDO DIA APÓS DIA E PARA CONCRETIZER ESSA CRIAÇÃO, MIGUEL VIEIRA FOI A CAMPO PARA ESCOLHER O NOME DO PIQUETE, DENTRE VÁRIOS NOMES, MIGUEL ESCOLHEU O NOME DE PIQUETE CAMPO A FORA. NOME SUGESTIVO POR SE TRATAR DA LIDA DO GAÚCHO NO CAMPO, JÁ QUE ELES GOSTAM DE PARTICIPAR DE RODEIOS. TEM COMO SEDE O SÍTIO VITÓRIA LOCALIZADO NA ESTRADA CAMPONESA DE PROPRIEDADE DE CHARLES DE ALMEIDA E DEISI PINHO.  
PADRINHO CHARLES DE ALMEIDA


PIQUETE  SANGUE FARRAPO
NO DIA 20 DE JULHO DE 2012, EM UMA DAS TANTAS FUNÇÕES NO GALPÃO DO CANTÃO, REGADO A CHURRASCO E AMIGOS, CRIOU-SE O PIQUETE TRADICIONALISTA GAÚCHO SANGUE FARRAPO.ONDE ESSE PEQUENO GRUPO, MAS DE GRANDES AMIGOS SE UNIRAM PARA DEMOSTRAR OS VALORES DE UMA AMIZADE, DA FAMÍLIA, DO AMOR E DEDICAÇÃO AO CAVALO. AMIGOS QUE ACABARAM POR SE FORMAR UMA GRANDE FAMÍLIA, COM A PREOCUPAÇÃO DE MONTAR EM SEU GRUPO A QUALIDADE E NÃO A QUANTIDADE,HONRANDO A TRADIÇÃO GAÚCHA DURANTE OS DIAS DO ANO.SURGE NESTE 20 DE SETEMBRO A FAMILIA SANGUE FARRAPO HOMENAGEANDO NESTE DESFILE FARROUPILHA OS ANTIGOS MARAGATO. PADRINHO PAULO HENRIQUE OSTENBERG


PIQUETE PALANQUE DOS GAUDÉRIOS
O PIQUETE PALANQUE DOS GAUDÉRIOS É FORMADO POR UM GRUPO DE AMIGOS DA LOCALIDADE DE SESMARIA E ARREDORES, APAIXONADOS POR CAVALOS. O MESMO FOI FUNDADO DIA 10 DE FEVEREIRO DE 2010 TENDO SUA SEDE NA PROPRIEDADE DE ALDIR VENZKE HARTWING. HOJE O PIQUETE É FORMADO POR 52 INTEGRANTES TENDO SUA COORDENAÇÃO: ALDIR HARTWIG, MARIO BOHLKE,GILBERTO HUBNER, MATIAS FROMMING.
PADRINHO ALDIR HALTWIG

PIQUETE GAUDÉRIOS DO PAGO
A VONTADE DE PRESERVAR AS TRADIÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL, DE PARTICIPAR DAS ATIVIDADES ALUSIVAS A SEMANA FARROUPILHA E OUTRAS MANIFESTAÇÕES GAUCHESCAS, FEZ COM QUE UM GRUPO DE AMIGOS NO ANO DE 2003, NA LOCALIDADE DO BOQUEIRÃO , FUNDASSE O PIQUETE DE TRADIÇÕES GAÚCHAS GAUDÉIROS DO PAGO”. HOJE TAMBÉM INTEGRAM O PIQUETE AMIGOS DE OUTRAS LOCALIDADES. PODEMOS SER DIFERENTES NA ORIGEM, PROFISSÃO, RELIGIÃO...., MAS QUANDO SE FALA NAS COISAS DO RIO GRANDE, AI NOS UNIMOS TODOS PARA CULTUAR A NOSSA TRADIÇÃO. É COM ORGULHO E AMOR A ESTE CHÃO QUE ESTAMOS PARTICIPANDO DAS FESTIVIDADES DA SEMANA
FARROUPILHA. SAUDAMOS A TODOS COM UM ABRAÇO DO TAMANHO DE RIO GRANDE, TCHE PADRINHO JOÃO ISMAR LEITE

PIQUETE BOM JESUS
 FOI FUNDADO NO ANO DE 2007 POR UM GRUPO DE AMIGOS E MORADORES DA LOCALIDADE DE BOM JESUS I, INTERIOR DO MUNICÍPIO DE SÃO LOURENÇO DO SUL. TEM CERCA DE 25 INTEGRANTES E TEM COMO OBJETIVO DEMOSTRAR A PAIXÃO E O ORGULHO PELA TRADIÇÃO GAÚCHA, PARA JAMAIS ESQUECERMOS DA NOSSA ORIGEM.
PADRINHO JAIRO L KAROW

PIQUETE CHAMA CRIOULA
COMO AURORA PRECURSORA DO FAROL DA DIVINDADE, FOI DE 20 DE SETEMBRO O PRECURSOR DA LIBERDADE, PIQUETE CHAMA CRIOULA FUNDADO EM MARÇO DE 2004, POR UM PEQUENO GRUPO DE AMIGOS , QUE AMA O TRADICIONALISMO E A CULTURA FARROUPILHA, QUE MANTÉM ACESSA NO PEITO A CHAMA DA TRADIÇÃO, QUE SENTE O DOCE SABOR DA LIBERDADE NO AMARGO DO CHIMARRÃO, QUE TRAZ NA MEMÓRIA RECORDAÇÕES  E SAUDADE DOS PEÕES AMIGOS QUE JÁ PASSARAM POR ESTE NOSSO GLORIOSO RINCÃO E QUE NOS DEIXARAM ENSINAMENTOS VALIOSOS.

PIQUETE GUIGA
UM SONHO QUE ESTA SE TORNANDO REALIDADE PARA A FAMÍLIA FERREIRA, QUE JUNTAMENTE COM SEUS AMIGOS QUER MANTER AS TRADIÇÕES GAUCHESCAS E SIMULTANEAMENTE HOMENAGEAR WILSON  SOARES FERREIRA, CARIOSAMENTE CONHECIDO COMO GUIGA, FOI UM GAUCHO CAMPEIRO, EXÍMIO LAÇADOR E CONHECEDOR DA LIDA CAMPEIRA, UM REPRESENTANTE DAS TRADIÇÕES GAÚCHAS.
MADRINHA – CAMILA IGANSI

PIQUETE CABANHA SEPE TIARAJÚ
FUNDADA EM JANEIRO DE 2007, JÁ COM O COMPROMISSO DE ENALTECER A RAÇA CRIOULA EM SÃO LOURENÇO DO SUL, TÃO BEM REPRESENTADA NO ESTADO PELAS CABANHAS MAIS TRADIOCIONAIS. SEU IDEALIZADOR SEGUE O GOSTO PELAS TRADIÇÕES E PRINCIPALMENTE O GOSTO PELO CAVALO CRIOULO QUE AJUDOU NOSSO ESTADO EM TANTAS BATALHAS JAMAIS ESQUECIDAS.

 PADRINHO LEONARDO TIARAJÚ SOARES

PIQUETE LAÇOS DA AMIZADE
AOS ONZE DIAS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2006, DEU-SE INÍCIO AO PIQUETE LAÇOS DA AMIZADE. ENCONTRA-SE NA LOCALIDADE DO SITIO COM SEDE PRÓPRIA NA PATRONAGEM A PESSOA DO SR FÁBIO NUNES PEGLOW ONDE O NOSSO LEMA É: CULTIVAMOS A TRADIÇÃO LAÇANDO AMIZADE.
PADRINHO FABIO NUNES PEGLOW


PIQUETE SEM FRESCURA
NOSSO ORGULHO TEM NOME, NOSSA ESTAMPA É DE ALEGRIA,NOSSO OLHAR MATREIRO,REVELA PRO MUNDO INTEIRO, QUE TRAZEMOS UMA HERANÇA FARROUPILHA.
EM HOMENAGEM AOS HERÓIS FARRAPOS QUE SONHAVAM COM MAIS LIBERDADE, IGUALDADE E HUMILDADE, DE UM POVO, FOI FUNDADO O PIQUETE SEM FRESCURA
PIQUETE CHICO CARANCHO
CHICO CARANCHO FOI FUNDADO EM HOMENAGEM A FRANCISCO PEREIRA, QUE NASCEU EM 29/07/1913, TERCEIRO DISTRITO DE SÃO LOURENÇO DO SUL. DESCENDENTE DE ÍNDIO GUARANI, DESDE CEDO COMEÇOU NA LIDA CAMPEIRA, NO INTERIOR DO MUNÍCIPIO E COSTA DO CAMAQUÃ. HOMEM COMUNICATIVO, SIMPLES, CONQUISTOU A CONFIANÇA DOS ALEMÃES QUE COLONIZAVA AQUELA REGIÃO. GRANDE CONTADOR DE CAUSOS E HISTORIAS, O QUE LHE RENDEU O APELIDO DE CHICO CARANCHO. EM 1941 CASOU-SE COM EVA PATROCIN PEREIRA E TEVE 7 FILHOS, 03 HOMENS E 04 MULHERES. EM 1961 A FAMÍLIA MUDOU-SE PARA CANOAS EM BUSCA DE EMPREGO, FICANDO NO INTERIOR SOMENTE ELE E UM DE SEUS FILHOS O SR ROMIO PEREIRA. NO DIA 20/09/2008, O IDEALIZADOR FABIO ROSITO PEREIRA, NETO DE CHICO CARANCHO, JUNTO COM TODA A FAMÍLIA FUNDOU O PIQUETE CHICO CARANCHO EM HOMENAGEM AO AVÔ FRANCISCO PEREIRA ( FALECIDO EM 10/10/72)
PADRINHO ROMIO JESUS PEREIRA

PIQUETE ENCERRA DAS TROPAS
DE PROPRIEDADE DO PATRIARCA SÁTYRO MODESTO GONÇALVES, HOJE PIQUETE ENCERRA DAS TROPAS, É REPRESENTADO PELA 3ª GERAÇÃO DO PATRIARCA ACIMA REFERIDO, TENDO COMO FUNDADOR UBIRATAN DOS SANTOS GONÇALVES QUE COM, ORGULHO E TRADICIONALISMO, JUNTO COM SEUS DEMAIS COMPONENTES, MANTÉM EM PÉ A CHAMA CRIOULA DO TRADICIONALISMO.ESTE NOME TEM ORIGEM EM UMA DAS ATIVIDADES DA FAZENDA DUQUE DE CAXIAS, LOCALIZADA A MARGEM ESQUERDA DO RIO EVARISTO E A DIREITA DO RIO CAMAQUÃ, DENOMINADO DE PASSO DE MENDONÇA, HOJE LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE CRISTAL. ESTA ATIVIDADE SE CARACTERIZA EM RECEBER AS TROPAS DE BOI GORDO TOCADAS POR TROPEIROS, DESDE OS MUNICÍPIOS VIZINHOS DE CAMAQUÃ, CANGUÇU, PIRATINI ENTRE OUTROS, JÁ QUE A REFERIDA ESTÂNCIA É DE FÁCIL ACESSO A BR 116. O GADO DEPOIS DE CARREGADO EM CAMINHÕES SEGUIA PARA A CAPITAL DO ESTADO, ONDE SE LOCALIZA OS GRANDES MATADOUROS.
PADRINHO SÁTYRO NUNES GONÇALVES


.PIQUETE RECULUTA
ENTRE AMIGOS, FUNDADO NO DIA 20 DE SETEMBRO DE 2013 – LEMA RECULUTANDO A HONRA E A TRADIÇÃO DO NOSSO CHÃO.
PADRINHO – TIAGO MORAES DA SILVA
PIQUETE DA CASA NOVA
PADRINHO PAULO REGIO BRAUNNER

PIQUETE PIALO
FUNDADO EM 16 DE SETEMBRO DE 2014 , NA LOCALIDADE DE SANTA IZABEL 1º DISTRITO , REUNIRAM-SE OS PARENTES PARA FUNDAÇÃO DOS PIQUETES COM ENCONTROS PARA PROSEAR E CONTAR HISTÓRIAS TÍPICAS DE CADA COMPONENTES SEGUINDO AS TRADIÇÕES GAÚCHAS.
PADRINHO – DANIEL F. LEITE

-PIQUETE OS MATEADORES
FOI CRIADO NO ANO DE 2009 NA LOCALIDADE DE SÃO JOÃO DA RESERVA E ARREDORES POR UM GRUPO DE AMIGOS QUE ANSIAVAM EM DEMOSTRAR O ORGULHO PELO TRADICIONALISMO E A UNIFICAÇÃO DE ETNIAS NO DORSO DE UM CAVALO. POR ISSO TRAZ COMO LEMA “MULTIPLICANDO DESCENDÊNCIAS E COMPARTILHANDO TRADIÇÃO”
MADRINHA CRISTIANE REGINA STEINNETZ


PIQUETE FAZENDA CARAHÁ
FOI FUNDADO EM SETEMBRO DE 1986, NUMA REUNIÃO GALPONEIRA NA FAZENDA CARAHÁ DE PROPRIEDADE DA FAMÍLIA VIEIRA. AMIGOS UNIRAM-SE COM O OBJETIVO DE CULTUAR AS TRADIÇÕES GAÚCHAS E CADA VEZ MAIS FORTALECER AMIZADES. NESSES 28 ANOS DE PRESENÇA NO DESFILE FARROUPINHA VÁRIAS GERAÇÕES ACOMPANHARAM O PIQUETE.SUA BANDEIRA, SIMBOLIZA COM A MARCA DA FAZENDA CARAHÁ E COM AS CORES DA BANDEIRA DO RIO GRANDE DO SUL, SEMPRE FOI CARREGADA PELO SEU CAPATAZ, SILVIO OLIVEIRA.
PADRINHO MURILO TIM VIEIRA


PIQUETE VÔ NADINHO
O PIQUETE VÔ NADINHO FOU FUNDADO NO DIA 13 DE JUNHO DE 2004 NO RINCÃO DAS ALMAS, 5º DISTRITO DE SÃO LOURENÇO DO SUL, POR FLÁVIO RENATO RODRIGUES RIBEIRO E SEUS IRMÃOS, DESINENTES DO PIQUETE VOZES DO VENTO.O PIQUETE É UMA HOMENAGEM A NADOLFO FERREIRA RIBEIRO, MAIS CONHECIDO POR VÔ NADINHO, QUE NASCEU NO DIA 13 DE JUNHO DE 1929. CASADO COM ANA MARIA RIBEIRO, PAI DE 8 FILHOS, TEVE SUA VIDA SEMPRE ALINHADA COM A VIDA NO CAMPO E A TRADIÇÃO GAÚCHA. CAPATAZ DE FAZENDA, SEMPRE PARTICIPOU DOS DESFILES DA SEMANA FARROUPILHA E PASSOU A IMPORTÃNCIA DOS MESMOS NA NOSSA CULTURA A SEUS FILHOS. E A 08 ANOS, OS MESMOS HOMENAGEIAM SEU SAUDOSO PAI, QUE FALECEU NO DIA 29 DE FEVEREIRO DE 2004, MANTENDO ASSIM A TRADIÇÃO FARROUPILHA, A QUAL VÔ NADINHO TANTO ADMIRAVA.
PADRINHO MARCO AURÉLIO RIBEIRO

PIQUETE SANTA ISABEL
FUNDADO EM 10 DE AGOSTO DE 2013 LEVA O NOME DA LOCALIDADE, INICIOU COM 33 COMPONENTES E HOJE CONTA COM APROXIMADAMENTE 100 COMPONENTES. ESTE PIQUETE ORGULHA-SE EM PARTICIPAR DO DESFILE FARROUPILHA E DEMOSTRAR O AMOR PELAS TRADIÇÕES DO NOSSO RIO GRANDE. SÃO GAÚCHOS E PRENDAS CULTUADO AS TRADIÇÕES
PADRINHO VITOR ROGÉRIO BARTZ

PIQUETE TIRO DE LAÇO
TUDO COMEÇOU DIA VINTE E QUATRO DE NOVEMBRO DE DOIS MIL E DOZE, ONDE UM AMIGO NOSSO DURANTE UMA CAMPEREADA NOS CONVIDOU PARA PRATICAR E CRIAR HABILIDADES EM TIRO DE LAÇO, POR SABER QUE GOSTAMOS DE CAVALOS E SEGUIMOS MUITAS TRADIÇÕES GAÚCHAS.GOSTAMOS E ACEITAMOS A IDÉIAS E AO PRATICAR O TIRO DE LAÇO EM VACA MECÂNICA FOI JUNTANDO MAIS E MAIS COMPANHEIROS. E ASSIM  RESOLVEMOS FUNDAR O PIQUETE TIRO DE LAÇO E PARTICIPAR DE ATIVIDADES GAÚCHAS PARA VIVERMOS E VALORIZAR O GAUCHISMO CADA VEZ MAIS. PADRINHO JULIANO HOLZ ROJAHN

PIQUETE ELO DOS PAMPAS
SURGIU DA REUNIÃO DE UM GRUPO DE AMIGOS, QUE SE JUNTARAM PARA PRESTIGIAR A TRADIÇÃO GAUCHA , SENDO GAUCHOS DE CORAÇÃO E TRADICIONALISTAS AMIGOS ENTÃO O NOME ELO( DE AMIZADES ) QUE OS REUNE PARA COMEMORAR A SEMANA FARROUPILHA E OS COSTUMES DO GAUCHO, DAÍ O NOME ELO DOS PAMPAS. AMOR E ORGULHO DE SER GAUCHO E PAIXÃO PELO NOSSO ESTADO RIO GRANDE DO SUL E NOSSA TERRA CHAMADAS DE PAMPAS . FUNDADO EM TREZE DE MARÇO 2001.
PADRINHO BRENO ROGERIO CAVALHEIRO

PIQUETE DA RECULUTA
MADRINHA ISADORA CAETANO ABREU

PIQUETE PELOGO PRETO- PEROLA NEGRA
O PIQUETE PELOGO NEGRO NASCEU ATRAVÉS DE UMA REUNIÃO DE UM PEQUENO GRUPO DE AMIGOS QUE ENCONTRAVAM-SE COM BASTANTE FREQUÊNCIA PARA JOGAR CONVERSA FORA. NESTES ENCONTROS SURGIU A NECESSIDADE DE CRIAR UM LOCAL ONDE OS INTEGRANTES JUNTAMENTE COM SUAS FAMÍLIAS PUDESSEM VIVENCIAS OS USOS E COSTUMES DOS GAÚCHOS PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AS LIDAS CAMPEIRAS. ESTE PIQUETE FUNDADO EM 2012, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO DEIXAR PARA AS FUTURAS GERAÇÕES UM LEGADO DE NOSSA CULTURA, PRESERVANDO AS TRADIÇÕES E ENALTECENDO CADA VEZ MAIS A HISTÓRIA DE UM POVO.
PADRINHO MARCELO BRESSAN LOPES

PIQUETE REPONTANDO À TRADIÇÃO
O PIQUETE REPONTANDO A TRADIÇÃO FOI FUNDADO NO ANO DE 2012 POR EUCLIDES VARGAS DA FONSECA E SEUS FAMILIARES QUE MUITAS GERAÇÕES CULTUAM AS TRADIÇÕES GAÚCHAS. SOMOS UMA FAMÍLIA GRANDE TRADICIONALISTA E GOSTAMOS DA LIDA CAMPEIRA, SENDO ASSIM EM ALGUMAS REUNIÕES DE FAMÍLIA E RODAS DE CHIMARRÃO DECIDIMOS FUNDAR O NOSSO PRÓPRIO PIQUETE. DESTE MODO, CONVIDAMOS AMIGOS GAÚCHOS PARA INTEGRAREM JUNTO A NÓS O PIQUETE.
O PIQUETE REPONTANDO A TRADIÇÃO TAMBÉM FOI FUNDADO NA INTENÇÃO DE NÃO DEIXAR MORRER A TRADIÇÃO , POIS NÃO PODEMOS DEIXAR SE APAGAR O FOGO DA CHAMA DE UM POVO QUE TANTO LUTOU POR LIBERDADE COMO OS GAÚCHOS.
PADRINHO WILLIAN DA SILVA


NUCLEO DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS – SÃO LOURENÇO DO SUL -

PIQUETE HOMENS DE PRETO
PADRINHO RENATO SILVA DA CRUZ


E.P.E.I. RECREAÇÃO E RABISCO
FUNDADA EM 09 DE OUTUBRO DE 2012, SOBRE A DIREÇÃO DOS PROFESSORAS FRANCIELLI MARTINS MARRONI E RITA DE CÁSSIA MARTINS MARRONI. RECONHECENDO A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS NA PRIMEIRA FASE DA INFÂNCIA E ACREDITANDO SER A EDUCAÇÃO UM DIREITO DA CRIANÇA, A ESCOLA OFERECE CARINHO, SENDO SUA AÇÃO VOLTADA PARA A COMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FAMILIAR E DA COMUNIDADE GARANTINDO AS CRIANÇAS OPORTUNIDADE DE BRINCAR, APRENDER E REVELAR EMOÇÕES E SENTIMENTOS RESPEITANDO A DIVERSIDADE E A INTERAÇÃO SOCIAL.

GRUPO DE DANÇAS RAIZES CONVIVER
O GRUPO DE DANÇAS RAIZES PERTENCE AO PROJETO CONVIVER QUE ATENDE AOS IDOSOS DA 3ª IDADE DE NOSSO MUNICÍPIO. LIGADO A PREFEITURA DE SÃO LOURENÇO DO SUL ATRAVÉS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HABITAÇÃO. O GRUPO RAIZES VEM A 18 ANOS TENTANDO DEMONSTRAR UM POUCO DA GARRA E DA LUTA DA MULHER GAÚCHA DEIXANDO PARA AS FUTURAS GERAÇÕES UM EXEMPLO VIVO DE FORÇA E DE CORAGEM ASSIM COMO NOSSOS HERÓIS FARROUPILHAS. O GRUPOO RAÍZES TEM NA SUA COORDENAÇÃO A PROFESSORA GILMAR FARINA SOARES LOPES.

GRUPO DE DANÇAS GAÚCHAS HERANÇA FARROUPILHA – E.E.E.M. PROF RODOLFO BERSCH
O GRUPO DE DANÇAS GAÚCHAS HERANÇA FARROUPILHA DA ESCOLA ESTADUAL RODOLFO BERSCH, LOCALIZADA EM BOA VISTA, FOI FUNDADO HÁ TRÊS ANOS . Á IDÉIA DE FORMAR O GRUPO SURGIU DURANTE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO ESCOLARTE DE 2011 , QUE TEVE COMO TEMA A LENDA DA ERVA MATE. PARTICIPAM DO GRUPO ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PROVINIENTES DE VÁRIAS LOCALIDADES DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO.
ATUALMENTE É COMPOSTO POR 11 PARES DE DANÇARINOS QUE REALIZAM ENSAIOS SEMANAIS SOB COORDENAÇÃO DE JOÃO CORREIA DA SILVA( JOÃO DA GAITA )E SÃO CONVIDADOS A APRESENTAREM SUAS DANÇAS EM FESTAS PROMOVIDAS PELAS ESCOLAS, COMUNIDADES RELIGIOSAS E TAMBÉM EM EVENTOS REALIZADOS POR VÁRIAS INSTITUIÇÕES DO MUNICÍPIO.
M.E.F. GERMANO HUBNER


DTG AMIGOS DA QUERÊNCIA
INICIOU-SE A TRÊS  ANOS, FUNFADA INICIALMENTE NO SUPERMERCADO JEPSEN POR FUNCIONARIOS. POSSUI DUAS INVERNADAS (MIRIM E ADULTA) COM APROXIMADAMENTE 46 INTEGRANTES. ATUALMENTE PERTENCE  A ASSOCIAÇÃO TRADICIONALISTA E CULTURAL AMIGOS DA QUERÊNCIA, FUNDADA PELOS PAIS DOS INTEGRANTES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget