sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Coral e Orquestra Municipal

 
Uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) – Coordenadoria de Cultura e a Associação de Amigos da Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara promete aproximar a música e a sociedade. A iniciativa visa formar um coral e uma orquestra municipal, promovendo um trabalho social através da música.
O Projeto Orquestra e Coral Municipal é inspirado nas experiências venezuelanas com o Programa El Sistema, que corresponde à formação de orquestras infantis e juvenis unindo música e educação, e também uruguaias. Através do projeto, serão oferecidas aulas gratuitas de música à crianças e adolescentes, para a orquestra, e à comunidade em geral para a formação de um coral. As aulas serão ministradas no Espaço Municipal de Cultura, a partir de segunda-feira (08).
Segundo o maestro uruguaio Juan Schellemberg, um dos responsáveis pela execução do projeto em São Lourenço do Sul, este trabalho produz um impacto muito grande na vida das crianças e jovens beneficiados, assim como na família, na escola e na comunidade em que estão inseridas. “Quando se consegue consolidar um núcleo sinfônico em uma comunidade, isso se reflete no exterior. Isso contribui para gerar valores positivos, a criança se sente valorizada, a auto-estima dela é trabalhada e as pessoas ao seu redor começam a sentir estas mudanças” – afirma.
Schellemberg explica que a ideia é formar um coral representativo de toda a sociedade, com cantos em pomerano, alemão e português, que compreendam dos clássicos à MPB. “São Lourenço do Sul já tem uma população que gosta de música. Isso é muito importante para que possamos começar o trabalho” – destaca.
O maestro afirma que o objetivo da iniciativa não é formar músicos profissionais, mas contribuir para a percepção musical e o senso crítico sobre a produção midiática. “A orquestra e o coral são grupos humanos que se juntam como um objetivo específico: concertar para geral beleza. Pode-se ensinar a parte técnica, mas o ensino da arte exige mais sensibilização que instrução” – explica.
O projeto foi tema de uma reunião realizada na tarde de segunda-feira (01), com a presença de representantes das bandas marciais do município, da coordenadora de Cultura Joice Kaul, do coordenador pedagógico da área de Artes da SMECD Danilo Kuhn e do maestro Juan Schellemberg.
As aulas do coral e orquestra serão realizadas pela manhã das 08h30min às 10h30min e à tarde das 14 às 16 horas, para alunos das escolas municipais (em turno inverso) e bandas das escolas estaduais, e as aulas do coral para a comunidade em geral serão ministradas à tarde, das 16h30min às 18h30min. As aulas são gratuitas.
Os interessados podem se inscrever durante o mês de setembro, as segundas-feiras, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, no Espaço Municipal de Cultura. As aulas serão ministradas no local, também as segunda-feiras. A idade mínima para participar é sete anos.
O Espaço Municipal de Cultura está localizado na Rua Cel. Alfredo Born, s/nº, em frente à CEEE. Mais informações podem ser obtidas pelos fones (53)3251-1436, 9140-7717, com Danilo, e 9971-2264, com Joice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário