quinta-feira, 16 de maio de 2013

Exposição de Artesanatos

COORDENADORIA MUNICIPAL DE CULTURA

11ª Semana de museus




Durante a colonização alemã e pomerana em São Lourenço havia muita dificuldade no acesso a material litografado no caso impressos de palavras e imagens. Essas quando existentes eram raras e caras. No intuito de terem frases de estimulo ao trabalho, á união familiar e a posteridade e  saúde as donas de casa bordavam panos brancos, normalmente derivados de sacarias onde transmitiam ditados antigos ou frases bíblicas na língua alemã. Estes panos decoravam as paredes principalmente das cozinhas sendo que outros eram emoldurados e colocados na sala e quartos. Estes panos bordados com flores e com palavras de efeito positivo davam animo e alegria as famílias e grafados no idioma de origem eram demonstrações imperecíveis de suas culturas.
Importância da consciência do publico jovem em conservar os bens culturais, desta forma resgatando a memória e identidade cultural de um povo.
O trabalho de confecção de cestas e balaios a partir do uso de fibras vegetais foi muito utilizado pelo afro descendente em seus quilombos. Serviam como cercados para crianças enquanto pais trabalhavam, outros para guardarem espigas e sementes, assim como os balaios que eram carregados nos braços e destinados a colheita de legumes , hortaliças, frutas além de auxiliarem no transporte de roupas para secarem nos varais. É importante salientar que esse artesanato do afro descendente se disseminou no município e passou a ser usado também por etnias ibero-americanas, alemãs e pomeranas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário