quarta-feira, 25 de agosto de 2010

68 Anos da Difusão do Saber

Biblioteca Pública Municipal de São Lourenço do Sul Comemora Mais Um Ano de Existência.

Há exatos 68 anos abria as portas a Biblioteca Pública Municipal de São Lourenço do Sul. Um espaço que serviria de aquisição, produção e circulação de conhecimento, portando aos livros a missão de difundir por diferentes estratégias, a salvaguarda de materiais documentais e de fontes que exemplificam o registro de informações, prestando um serviço de difusão do saber a comunidade lourenciana.
As comemorações foram realizadas durante todo o dia da última terça-feira (24), com uma vasta programação cultural. A abertura oficial contou com a presença da Coordenadora da Casa de Cultura do Município Joice Kaul, que salientou a integração da cultura nos bairros. “A Coordenadoria de Cultura, busca construir a integração com a comunidade, por isso, em cada atividade exercida priorizamos a interface com os demais seguimentos de cultura existentes no Município. Nas atividades em comemoração aos 68 anos da nossa Biblioteca Publica Municipal, não seria diferente, mais uma vez abrimos nosso leque cultural trazendo a participação das bibliotecas dos bairros lourencianos, como foi o caso da Biblioteca Comunitária do Bairro Navegantes, entidade co-irmã na difusão do saber”, ressaltou a Coordenadora de Cultura, Joice Adriane Kaul.
Para a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Maria Lucilia de Almeida Ely, estar comemorando os 68 anos da Biblioteca Pública é uma grande satisfação. “Trabalhamos sempre buscando proporcionar o conhecimento, para isso contamos com um acervo de mais de 30 mil exemplares diversificados entre volumes de literatura infantil, juvenil e adulto, literatura estrangeira, brasileira, livros didáticos para pesquisas, enciclopédias e acervo informático”, disse Maria Lucilia.
Com o objetivo de facilitar o ensino, fornecendo o material bibliográfico adequado, tanto para uso dos professores, como para os alunos de nossa cidade e interior, a Biblioteca desenvolve o interesse da pesquisa, além do enriquecendo de experiências pessoais e proporcionando facilidade de leitura para todos da comunidade e turistas.
A Biblioteca Pública movimenta a retirada e devolução de livros e pesquisas diárias de aproximadamente 50 pessoas por dia, contabilizando em média 1000 visitas ao mês. A Biblioteca Publica Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco de São Lourenço do Sul já faz parte do Patrimônio Municipal e Cultural da Terra de Todas as Paisagens.

Programação de Aniversário da Biblioteca Municipal Agitou o Público Presente.

Com uma vasta programação, o aniversário da Biblioteca Municipal, animou a público que contou com a presença de alunos da rede escolar do Município, Entidades e comunidade em geral.
As atividades tiveram inicio com a apresentação da Banda Musical Municipal Luiz Carlos Colvara e em seguida foi realizado a doação de 55 exemplares de livros para a Biblioteca Comunitária do Bairro Navegante.
A programação teve continuidade com apresentações teatrais, participação de grupos de dança e apresentações musicais de escolas, grupos culturais e entidades do Município. Também foram realizadas mostras folclóricas, exposição de artesanato e o Projeto Troca-Troca de Livros, onde foi construído um espaço aonde as pessoas efetuavam a troca de livros por outros exemplares que ainda não possuíam.
A atividade alusiva aos 68 anos da Biblioteca Publica Municipal, foi uma realização da Prefeitura Municipal através de sua Coordenadoria de Cultura e Biblioteca Pública Municipal.

Fonte: Biblioteca Pública Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário