quarta-feira, 29 de julho de 2009

Uma casa para a memória da região

Em 2008, para marcar os 150 anos da imigração alemã e pomerana em São Lourenço do Sul, a comunidade, em parceria com a Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e uma grande equipe coordenada pela Fundação Simon Bolívar (FSB), trabalhava para dar forma ao projeto do Museu Casa da Imigração.

Parte importante do projeto foi a criação, em abril de 2008, do Instituto Cultural Educacional Casa da Imigação (ICECI), especificamente para responder pela gestão do futuro Museu a ser implantado na localidade de Picada Moinhos, sexto distrito municipal. Para servir como sede, a casa construída em torno de 1860 por Jacob Reighantz, fundador da Colônia de São Lourenço (1858) embrião do atual município e centro inicial e irradiador da presença pomerana e alemã na região, será revitalizada. Concluído em dezembro de 2008, o projeto está em f ase final de tramitação junto ao Ministério da Cultura.

O próximo passo é a autorização para captação de patrocínios no valor de R$ 2,36 milhões via Lei Rouanet. A obra tem previsão de 12 meses de duração e contempla, além da revitalização de 286 m2 da Casa Jacob Reighantz, a construção de um anexo administrativo com 480 m2. Este anexo vai abrigar a reserva técnica do museu, o laboratório de restauro, a área administrativa, sendo um espaço que dará início ao circuito museográfico, a recepção, lojas e banheiros, um auditório e salas de apoio para oficinas em geral. O custo final do projeto inclui a entrega do Museu totalmente equipado e pronto para abrir as portas.
Mais informações:
Email:iceci@yahoo.com.br

Fonte: ICECI-Instituto Cultural e Educacional Casa do Imigrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário